Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Estudante do IFBA fica em 2º lugar no Prêmio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação

publicado: 14/12/2018 17h43, última modificação: 14/12/2018 17h47

Estudante do IFBA - Vitória da Conquista em premiação
Andresa na premiação
Na última terça-feira (11), a estudante de Engenharia Ambiental, Andresa Sampaio, com as orientações dos professores Juan Lieber Marin e Camila Daniele Willers, conquistou o segundo lugar na 4ª Edição do Prêmio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação, em Salvador. Andresa, que está no último semestre, obteve a premiação com o projeto Monitoramento da Qualidade do Ar, tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

A ideia do projeto surgiu há cerca de dois anos, quando a aluna cursou a disciplina Projetos em Engenharia Ambiental. Seu projeto de TCC consiste em construir um equipamento de baixo custo para monitorar a concentração do poluente monóxido de carbono no ar. Para o prêmio, a proposta foi ampliada a fim de criar uma rede de monitoramento da qualidade do ar em que mais poluentes fossem monitorados por um baixo custo, sendo assim, a solução para algumas indústrias e cidades na realização do monitoramento previsto por lei. O projeto foi financiado com R$10 mil e a assessoria do Sebrae.

O Prêmio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação visa contribuir com a formação dos profissionais oriundos dos cursos superiores da área Tecnológica da Bahia. Financiado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA), em parceria com entidades e empresas, o prêmio estimula a geração de conhecimento e a cultura empreendedora, através do desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco na busca por soluções sustentáveis para as áreas de Energia, Saneamento Básico, Construção Civil, Segurança Pública, Produções Agrícola e Mineral, Petróleo e Gás Natural.

Patrícia Sousa - estagiária supervisionada – Comunicação – Campus Vitória da Conquista