Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Curso de formação pedagógica para professores não licenciados

Curso de formação pedagógica para professores não licenciados

por Iali Moradillo publicado: 01/02/2018 10h34, última modificação: 06/02/2018 11h38

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), lançou ontem (31) o Edital Proen nº 01/2018, referente ao processo seletivo simplificado para seleção de professores não licenciados para o curso de Complementação Pedagógica.

O curso, que tem como objetivo a formação em nível superior, de profissionais do magistério para a educação básica, a fim de apresentar e aprofundar saberes pedagógicos, a partir da oferta de suporte teórico, prático e metodológico para a atuação na prática docente, nos termos da Resolução n.º 02/2015, do Conselho Nacional de Educação, é resultante de uma parceria do IFBA com a Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as Secretarias de Educação do Estado e Municípios, mantenedoras dos Polos de apoio presencial integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Para Elisângela dos Reis Oliveira, coordenadora institucional UAB - IFBA, o curso é uma oportunidade para os docentes não licenciados atualizarem sua formação.“Enquanto Instituição Pública de Educação, o IFBA busca cumprir a missão de oferecer ensino gratuito e de qualidade para seus discentes. Para tanto, a preocupação com a formação continuada do seu quadro docente constitui uma necessidade. Além disso, a Complementação Pedagógica busca atender a Meta 15 do Plano Nacional da Educação (PNE 2014-2024) que visa garantir a todos os professores da educação básica formação em curso de licenciatura de nível superior na área em que atuam. Dessa forma, considerando que o IFBA conta atualmente com 1.338 docentes, dos quais apenas 638 são Licenciados e 699 são bacharéis ou tecnólogos, esta constitui uma oportunidade para os professores não licenciados.”, informou.

Ao todo, são 250 vagas distribuídas entre os seguintes pólos de apoio: Brumado; Camaçari; Euclides da Cunha; Ilhéus; Irecê; Paulo Afonso; Salvador; Seabra  e Vitória da Conquista, ofertadas para os docentes do IFBA, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano) e também para a demanda social, conforme tabela 1 do edital.

O curso possui carga horária de 1.100h  e duração de 18 meses,com previsão de término em setembro de 2019.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 18 de fevereiro, através do preenchimento de formulário eletrônico e envio de carta de intenção em formado PDF.

Mais informações podem ser obtidas na página da UAB no IFBA , pelos telefones (71) 2102-0448 ou 2102-9440 ou pelo email  selecaoead.rei@ifba.edu.br

Inscrição: 1º a 18 de fevereiro

Homologação da lista de inscritos: 20 de fevereiro