Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2018 > Alunas do IFBA criam aplicativo e disputam competição internacional

Alunas do IFBA criam aplicativo e disputam competição internacional

publicado: 16/05/2018 14h04, última modificação: 16/05/2018 14h37

Um grupo de alunas dos cursos de Eletromecânica e Petróleo e Gás Natural (PGN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Simões Filho, criou um aplicativo online voltado para educação.  Trata-se do “Appvagas”, um projeto coordenado pelos professores Azly Santana e Paulo Vicente, que concorre ao prêmio internacional Technovation Challenge – uma competição voltada para estudantes do sexo feminino de todo o mundo.

No próximo sábado (19) elas participarão das quartas de final. Caso vençam as duas seletivas restantes, as jovens disputarão a grande final, em São Francisco, na Califórnia (EUA), e poderão ter seu app disponibilizado no Playstore.

Amanda Marques e Erica Dantas (ambas do 2º ano de eletromecânica), Karen Cristina e Yasmin Agnes (2º ano de eletromecânica) e Vitória Silva (3º ano de PGN), contam que tiveram a ideia do aplicativo em 2017 e o desenvolveram durante o ano letivo, com a ajuda dos orientadores. O programa tem como função reunir informações sobre cursos, estágios, olimpíadas escolares e atividades voltadas à educação, que agora poderão ser acessadas via celular.

Junto com o aplicativo, as garotas tiveram que elaborar um plano de empreendedorismo, no qual decidiram montar uma empresa sem fins lucrativos.  Inicialmente, elas alimentarão o app, mas pretendem, no futuro, abrir um banco de dados para que as informações possam ser prestadas pelos próprios usuários, depois de checadas pelas administradoras.

Por Helio Rocha - Comunicação – Campus Simões Filho