Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Sistemas de geração fotovoltaica são instalados nos campi

Notícias

Sistemas de geração fotovoltaica são instalados nos campi

publicado: 21/02/2017 11h20 última modificação: 23/03/2017 15h15

Por Luize Meirelles

Nesses meses de janeiro e fevereiro, estão sendo instalados sistemas de geração fotovoltaica em 11 campi do IFBA, com a finalidade de reduzir gastos com a conta de energia e, principalmente, implementar um plano de gestão energética para cada unidade.

Os equipamentos foram disponibilizados pela Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental (Cisa), do campus Salvador, que capitaneou a conquista do primeiro lugar no “Desafio da Sustentabilidade”, do Ministério da Educação (MEC), e garantiu uma verba de quase R$ 3 milhões para desenvolvimento de ações sustentáveis no IFBA.

De acordo com o gerente de contrato de instalação dos equipamentos, o professor do campus Salvador e integrante da Cisa, Marcelo Cad, os campi Brumado, Eunápolis, Juazeiro, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Ubaitaba têm disponíveis um sistema de 5kWp, enquanto que, em Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié e Paulo Afonso, são duas unidade de 5kWp, totalizando uma potencia instalada de 10kWp.

O integrante da Cisa e coordenador de implantação do plano de gestão, o professor do campus Salvador, Armando Tanimoto, explica que, para implementar o plano de gestão, estão sendo consideradas quatro etapas: levantamento da carga elétrica do campus; análise da conta de energia da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba); instalação dos equipamentos de geração; e implantação do plano de gestão com indicadores de acompanhamento e metas a serem definidas em cada campus.

No campus Paulo Afonso, por exemplo, em que o sistema foi instalado entre os dias 7 e 9 de fevereiro, a coordenadora do projeto, Danielle Delgado, sinaliza que aguarda a aprovação do projeto pela Coelba para que seja possível acessar a rede de distribuição. Essa ação possibilitará que a energia gerada a mais e injetada no sistema de distribuição da Coelba seja compensada pela consumida no campus.

Danielle sinaliza ainda que o gerenciamento da geração de energia pelo sistema e a consequente redução de custos integram uma ação mais ampla, o plano de gestão energética do campus. A pretensão é criar uma rotina interna normatizada das atividades de manutenção e ampliação elétrica, promover ações de eficiência energética e de educação ambiental.

No campus Ilhéus, a coordenadora do projeto, professora Maria Isabel Oliveira, explica que a geração de energia elétrica a partir da energia solar permitirá o desenvolvimento de muitos projetos de pesquisa e extensão voltados para as áreas de sustentabilidade, energias renováveis e eficiência energética, contribuindo com o crescimento do campus em todas as áreas. A coordenação é dividida com o professor Vitor Oliveira Damião.

 

Leia mais: 
Geração de energia solar tem início no campus Salvador
IFBA Ilhéus recebe projeto de geração de energia elétrica com placas solares

 

Colaboração: Jardel Menezes – campus Ilhéus