Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Seminário das Licenciaturas do IFBA acontece na Reitoria

Seminário das Licenciaturas do IFBA acontece na Reitoria

publicado: 04/05/2017 11h49 última modificação: 08/05/2017 09h53

Por Iali Moradillo

Desde ontem (3) acontece no Espaço Cultural Dois de Julho, Reitoria, a terceira edição do “Seminário das Licenciaturas do IFBA”, cujo tema este ano é “A Implementação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores: desafios e perspectivas”

O evento, organizado pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica do IFBA (Comfor) e pelo Departamento de Ensino Superior da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), reúne membros dos núcleos docentes estruturantes e colegiados dos campi que possuem curso de licenciatura, com o objetivo de discutir a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para cursos de formação inicial em nível superior e para a formação continuada de professores, e que deve entrar em vigor a partir de julho deste ano.

Segundo Jaqueline Oliveira, chefe departamento de ensino superior da Proen, o Seminário é uma reunião de trabalho, que se propõe a discutir o projeto pedagógico, adaptá-los  a essas alterações e buscar uma modernização dos cursos de licenciatura.

Uma das principais mudanças é a ampliação da carga horária dos cursos de licenciatura, que passa de 2.800h para 3.200h, sendo 2.200h para disciplinas de formação, 400h de prática de componente curricular, 400h de estágio e 200h de atividade complementar.

O novo DCD também prevê a inclusão de conteúdos específicos para todas as licenciaturas, como diretos humanos, diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, Língua Brasileira de Sinais (Libras), educação especial e direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

O IFBA possui atualmente sete cursos de licenciaturas:  computação, eletromecânica, intercultural indígena, física, geografia, matemática e química) distribuídos em 10 campi (Barreiras, Eunapolis, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista). Além destes, dois novos cursos estão em fase de implantação os cursos: Artes Cênicas (Juazeiro) e Ciências Naturais (Seabra).

registrado em: , , ,