Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Segunda turma do curso de capacitação para Hotel de projetos encerra hoje

Segunda turma do curso de capacitação para Hotel de projetos encerra hoje

publicado: 12/05/2017 11h45 última modificação: 12/05/2017 13h41

Por Iali Moradillo

Finaliza hoje (12), a segunda turma do curso “Capacitação ao Hotel de Projetos”, uma iniciativa do Departamento de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi), possibilitado através de uma parceria com  o Serviço Brasileiro de  Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O curso, que se iniciou no último dia 4, na Reitoria, prevê a capacitação dos docentes para atuação no “Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA”, que irá hospedar alunos dos cursos superiores com suas ideais, para materializá-las.

Para Sérgio Maravilhas, um dos professores capacitadores, a iniciativa é importante pois apresenta uma visão empreendedora para os docentes do IFBA. “Eles têm o conhecimento nas suas áreas: química, engenharia etc., mas falta-lhes o conhecimento mercadológico, e o que os transmitimos é justamente isso, como passar essas competências, para a área comercial, para o mercado. Transformar este conhecimento em coisas que possam ser colocadas no mercado para melhorar a vida das pessoas e satisfazer determinadas necessidades”, concluiu.

Uma das participantes do curso, Conceição dos Santos, que é professora de letras no campus Barreiras, elogiou o curso, e informou que pretende replicar os conhecimentos não apenas para os alunos do ensino superior.  “A equipe do curso é muito boa, a Prpgi foi muito feliz na escolha dos profissionais. Hoje o novo surge muito rápido. Startups são coisas novas, precisamos acompanhar essas mudanças, e esse olhar empreendedor faz diferença na vida do estudante.  Apesar dessa atividade ser para o nível superior, esse olhar empreendedor pode fazer diferença também para os alunos dos cursos técnicos. Esse é o tipo conhecimento, de olhar, que conduz as áreas para a tão sonhada interdisciplinaridade.  É o pensar   em como a administração pode contribuir com a arquitetura", exemplificou a docente.

Henrique Caribé, chefe do Departamento de Inovação Tecnológica e organizador do curso, informou que essa turma finaliza a primeira fase do no “Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA”, e que a segunda etapa, que envolve a capacitação dos alunos, se iniciará no segundo semestre. “A próxima fase envolve divulgação e um evento de lançamento, que está previsto para o final de julho. O objetivo é que em agosto estejam abertas as inscrições para os estudantes”.

A respeito de quem poderá participar da capacitação, Caribé informou que será aberta a todos os estudantes dos cursos superiores. “Apesar de só termos duas vagas de hospedagem por campus, a capacitação será aberta a todos os estudantes do cursos superiores, e faremos isso para garantir a isonomia do processo, de modo que todos tenham condições de competir à vaga de hospedagem, e também porque é nossa intenção preparar os alunos para o mercado. Muitos têm vontade de desenvolver suas ideias e o curso os habilita a produzir uma inovação com consciência e ciência, pensar se o mercado precisa ou não do produto, e como produzi-lo”, concluiu.

Leia mais: Curso de capacitação de docentes para Hotel de Projetos acontece na Reitoria