Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Segunda turma do “Pré-IFBA” tem aula inaugural no Bairro da Paz

Segunda turma do “Pré-IFBA” tem aula inaugural no Bairro da Paz

por Helen Sampaio publicado: 26/07/2017 12h29 última modificação: 26/07/2017 12h29

Foto da plateia me mesa solenidade.jpg
Aula inaugural da segunda turma do Pré-IFBA. Crédito/foto: Luís Fernando

A sede da Base Comunitária de Segurança (BCS) do Bairro da Paz foi palco, na noite de ontem (25), da aula inaugural da segunda turma do curso preparatório Pré-IFBA, uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em parceria com a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA).

Na oportunidade, estiveram presentes: a chefe do Departamento de Relações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFBA e proponente do projeto, Vera Mendes;  a chefe do Departamento de Programas e Projetos da Proex, Jacqueline de Oliveira;  o comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Anselmo Brandão; o superintendente de prevenção a violência, coronel Lázaro Monteiro, representando o secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA); o comandante da BCS Bairro da Paz, capitão Henrique Alves; o major da PM, Marcelo Pires e o tenente coronel da PM, Antonio Portugal. Todos enalteceram a importância de uma instituição com qualidade de ensino como o IFBA para assegurar oportunidades positivas de elevação do potencial acadêmico e a formação de profissionais mais competentes.

Foto - alunos aprovados + professores e monitores-Vera e Jacque.jpg
Estudantes e representantes do IFBA e da PMBA na aula inaugural da segunda turma do Pré-IFBA. Crédito/foto: Luís Fernando

A turma, composta por 60 estudantes do nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio, das escolas municipal e estadual do bairro, teve início na última semana, entre os dias 17 e 21, com aulas de sensibilização, discussões sobre os aspectos pedagógicos das disciplinas e esclarecimentos sobre a metodologia interdisciplinar do curso. Na última segunda-feira (24) ocorreram as primeiras aulas das disciplinas português, matemática, geografia e história.

O projeto

O Pré-IFBA começou a ser pensado em novembro de 2015, como uma proposta de projeto social e educativo, voltado às comunidades em vulnerabilidade socioeconômica e, com foco em estudantes dos ensinos fundamental e médio, que são o público do Instituto. Para a implantação da ideia, foram analisadas possibilidades de parceria e chegou-se ao convênio entre o IFBA, a PMBA e a SSP-BA.

Em 2016, o projeto teve sua primeira turma, após a seleção dos estudantes do Bairro da Paz e dos monitores (estudantes do IFBA), que com o auxílio dos professores, transmitiram aos alunos os conhecimentos técnicos necessários (português, matemática, geografia e história), além de conteúdos referentes à cidadania.

Dos 45 alunos que compuseram a turma, onze foram aprovados no Processo Seletivo do IFBA, resultado que, segundo Vera Mendes, os impulsionou a dar continuidade ao projeto, em 2017. “Para a segunda edição, estamos inserindo mais atividades complementares às aulas, visando maior interdisciplinaridade dos conteúdos desenvolvidos, por meio de um trabalho contínuo de sensibilização dos estudantes. Nossa meta é ter ainda mais aprovados no próximo Processo Seletivo”, disse Vera, que pontuou ainda a pretensão de expandir o curso para outros bairros.

Leia mais: Divulgado resultado final da seleção de monitores para o Pré-IFBA