Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Reitoria realiza palestra sobre prevenção ao suicídio

Reitoria realiza palestra sobre prevenção ao suicídio

por Janaina Marinho publicado: 16/06/2017 15h01 última modificação: 16/06/2017 17h17

O Instituto Federal da Bahia, através da Nós (Rede de Cooperação IFBA), realizou na última quarta-feira (14), o I Colóquio formativo da assistência estudantil, com a palestra Prevenção ao suicídio: o que a escola tem a ver com isso?, da psicóloga Soraya Carvalho, coordenadora do Núcleo de estudo e prevenção ao suicídio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. A palestra, voltada para os profissionais que atuam na Assistência estudantil, contou com transmissão ao vivo, via webconferência.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é um problema grave de saúde pública. A cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo, isso significa 3 mil pessoas por dia. “Um milhão de mortes por ano no mundo. O Brasil ocupa a 8ª posição de mortes por suicídio no mundo. São 25 suicídios por dia só no Brasil”, disse a psicóloga Soraya Carvalho que abordou estratégias de prevenção.

Para a palestrante o problema ainda é mais grave em decorrência da subnotificação – que, segundo a OMS, é um problema sério. Apenas 60 Estados-membros possuem registros de qualidade das taxas de suicídio. A Organização possui um manual para professores e educadores e, no último 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, lançou um material com estratégias de prevenção voltado para as Américas.