Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Reitoria realizará II Colóquio da Assistência Estudantil

Reitoria realizará II Colóquio da Assistência Estudantil

por Janaina Marinho publicado: 26/07/2017 16h03, última modificação: 27/07/2017 12h16

O II Colóquio formativo da assistência estudantil: lei brasileira de inclusão e suas implicações será realizado no dia 8 de agosto, às 14h, no espaço cultural 2 de Julho, na reitoria. O evento contará com uma palestra da promotora do Ministério Público da Bahia, Cíntia Guanaes, e é aberto a todos os servidores interessados. 

O objetivo é contribuir para promoção de uma educação inclusiva no IFBA e estimular o desenvolvimento e fortalecimento de práticas profissionais pautadas em atitudes inclusivas. A palestra abordará o Estatuto da Pessoa com Deficiência, lei nº 13.146/2015, e visa despertar a atenção dos servidores da reitoria do IFBA para o tema.

No Colóquio serão distribuídos 80 exemplares da cartilha do IFBA Orientação para Atendimento às Pessoas com Deficiência. A cartilha está disponível em versão digital no site e foi enviada em versão impressa para todos os campi.

O II Colóquio formativo da assistência estudantil é uma ação da Pró-reitoria de Ensino (Proen), através do Departamento de permanência e assistência estudantil, e será transmitido para os campi via web.

Rede socioeducacional de inclusão – Na última quarta-feira (19), aconteceu uma reunião, na sala do Conselho Superior do IFBA (Consup), com representantes de movimentos sociais e instituições baianas ligadas à educação inclusiva com o intuito de construir a Rede socioeducacional de inclusão. O objetivo é suprir uma lacuna nos debates inter-institucionais sobre inclusão na educação superior, pois os participantes acreditam que o foco está na educação básica. O encontro, com representantes da UFBA, UNEB, UESB, da Secretaria de Educação do Estado e do município, do Ministério Público do Estado, dos movimentos sociais e da equipe Proen, traçou diretrizes para o trabalho e elaboração de minuta de protocolo de intenções para instituir a Rede baiana socioeducacional de educação inclusiva no ensino superior. O grupo pretende promover a construção de um diagnóstico da oferta de educação inclusiva no ensino superior no Estado da Bahia.

registrado em: