Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Questões contemporâneas são abordadas em peça da oficina de teatro no campus Jacobina

Questões contemporâneas são abordadas em peça da oficina de teatro no campus Jacobina

publicado: 06/03/2017 15h20 última modificação: 23/03/2017 15h10

Por Henrique Soares

Atores encenam peça da oficina de teatro no campus JacobinaQuestões políticas, econômicas e sociais do Brasil contemporâneo foram encenadas, na última sexta-feira (3), na peça “Quanto custa um homem?”, que aconteceu no auditório do campus Jacobina.

Durante 25 minutos, os 11 atores, que foram alunos da oficina gratuita de teatro do IFBA, provocaram discussões a partir de vários textos do dramaturgo alemão Bertolt Brecht.

 A peça foi adaptada pelo diretor teatral Luiz Marfuz e dirigida pela atriz e professora do IFBA Yarasarrath Lyra. Ela explicou que durante cerca de oito meses, nas aulas da oficina de teatro, foram realizados vários experimentos e cenas.

“As questões sociais que estamos vivendo no nosso país foram as que mais provocaram eles. Diante disso apresentei Bertolt Brecht, que é um autor de teatro que discute esses aspectos políticos e sociais”, explicou Yarasarrath.

Para a estudante do curso técnico em informática Jaine Reis, a participação na oficina ajudou a trabalhar entonação de voz, expressão corporal e a forma como se reage e se vê o mundo. “Foi libertador para mim. É como se eu vivesse em um mundo de ilusão e essa seja uma oportunidade de trazer esse mundo para a realidade”, resumiu Jaine.

A oficina gratuita foi promovida pelo projeto de extensão Teatro IFBA, idealizado por Yarasarrath. Ela adianta que planeja realizar a próxima oficina em outros espaços de Jacobina fora do campus para alcançar mais pessoas da comunidade.