Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Projeto alia paisagismo, horta e sustentabilidade no campus Salvador

Projeto alia paisagismo, horta e sustentabilidade no campus Salvador

publicado: 09/03/2017 10h54 última modificação: 23/03/2017 15h10

Por Verusa Pinho

Tudo começou com a Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental (Cisa) do campus Salvador. Os primeiros passos foram dados no âmbito do aprofundamento do debate acerca dessa temática, essencial para o bem-estar dessa e das próximas gerações. Fruto do subgrupo Educação Ambiental da Comissão, o projeto “Uso de materiais recicláveis no paisagismo e na construção de horta vertical como ferramenta de educação ambiental” completa seis meses de existência e inaugura uma nova fase em suas atividades.

Coordenada pelas docentes Emília Conceição, engenheira agrônoma, licenciada em química e mestra em microbiologia agrícola, e Joseína Tavares, bacharel e mestra em química, além de doutora na área ambiental, a iniciativa tem por base um curso de extensão de 40h, que segue até o mês de abril deste ano, com o objetivo de sensibilizar e promover mudanças de comportamento e competências acerca da importância da reutilização de materiais na formação de agentes socioambientais.

“A 1ª etapa consistiu em promover discussões a partir da exibição e análise de vídeos, textos e imagens, ao lado da distribuição de cartilha ‘Consumo e Produto: Consequências para o Planeta Terra’, autoria da docente Joseína em parceria com profissionais do ramo do direito, integrantes da Associação Baiana de Defesa do Consumidor (ABDECON). Na ocasião, ainda houve debate a respeito da problemática do lixo e alternativas para redução do volume de resíduos que é produzido diariamente na zona urbana. A 2ª fase abrangeu explanação e aula prática utilizando materiais recicláveis, como caixas, paletes e pneus. A 3ª teve por base discussão sobre os aspectos do solo (análise, correção e adubação) e tipos de plantas utilizadas no paisagismo. Na etapa atual, estamos implantando o paisagismo com produtos recicláveis na área verde próxima à Biblioteca. As fases seguintes irão focar na montagem de hortas verticais, incluindo visita a uma horta comunitária e ao Jardim Botânico de Salvador”, explica Emília.

Railda Silva é uma das nove participantes do projeto, representando a comunidade externa, e destaca sua motivação a respeito do assunto. “O fato de poder estar no meu dia a dia em contato com a natureza me atrai muito. Esse foi um dos motivos que me levaram a participar deste projeto. Estou unindo o útil ao agradável no que se refere às técnicas adquiridas no curso, já que posso utilizá-las na minha casa, comunidade e, sobretudo, disseminar o aprendizado. Colaboro com a proposta à medida que participo das atividades, dando sugestões e contribuindo com a mudança visual nos espaços de convivência do IFBA. Um dos principais desafios é a conscientização. As pessoas têm de pensar na conservação e valorização do meio ambiente, em deixar um mundo melhor para a geração que virá, mais harmônico”, comenta.   

O bolsista da iniciativa, Walter Júnior, estudante do curso técnico integrado de química, já se considera um agente multiplicador no âmbito da educação ambiental. “Assuntos relacionados ao meio ambiente são de conhecimento de todos, no entanto, é preciso colocar a teoria em prática. Estamos fazendo da escola um exemplo dessas mudanças”, pontua o jovem, que esteve em Brasília durante a entrega do Prêmio Ideia ao Instituto, em 2015, iniciativa de integrantes da Cisa.

“Além de despertar à atenção da comunidade IFBA sobre o assunto, contamos com o apoio de todos para manter nossas ações, através de doações de mudas, materiais recicláveis e produtos agrícolas”, lembra a docente Emília.

Confira algumas fotos do projeto aqui.