Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Professor do IFBA tem projeto de doutorado premiado em evento internacional

Professor do IFBA tem projeto de doutorado premiado em evento internacional

publicado: 08/06/2017 12h25 última modificação: 09/06/2017 13h08

O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Crescencio Rodrigues Lima Neto, recebeu o prêmio “Best Doctoral Dissertation Award” (melhor projeto de doutorado), na 16ª International Conference on Software Reuse- ICSR (Conferência Internacional de Reuso de Software), que aconteceu entre os dias 29 e 31 de maio, no Hotel Mercure, em Salvador. O ICSR é um dos principais eventos na área de Reuso de Software e esta foi a segunda vez que foi realizado no Brasil.recebimento_do_premio.png

O trabalho "Investigating the Recovery of Product Line Architectures: An Approach Proposal" (Investigando os Desafios Arquiteturais de Linhas de Produto de Software) fez parte do edital n° 04/2014/PRPGI - Programa de Fortalecimento da Pesquisa, Programa de Bolsa Pesquisador do IFBA 2014-2016, e tem como proposta
utilizar ferramentas (softwares) e técnicas da indústria e da academia para recuperar informações da arquitetura de sistemas de forma automatizada, a partir da análise do código fonte dos projetos, voltado para a área de Linha de Produtos de Softwares.

Crescencio informou que a ideia do projeto surgiu a partir de uma pesquisa feita em 2013, com 147 arquitetos e desenvolvedores de softwares, que apontaram que um dos principais problemas encontrados na indústria é a ausência de documentação sobre a arquitetura dos projetos.  Com base nisso, surgiu a proposta de, a partir do código fonte dos programas, conseguir extrair as informações da arquitetura do projeto, através de representações gráficas, diagramas, etc., que auxiliem esses desenvolvedores de sistemas no seu trabalho.

“Nossos principais objetivos são facilitar a atualização da documentação desses sistemas e auxiliar a equipe de desenvolvimento (arquitetos e programadores de software) no entendimento da arquitetura do sistema após a implementação”, afirmou o professor.

Crescencio é professor do campus Vitória da Conquista e integrante do grupo de pesquisa em sistemas de Hardware e Software, e doutorando do Programa de Pós- Graduação em Computação (PGCOMP), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com previsão de conclusão em março de 2018.