Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Ponte Salvador-Itaparica é tema de mesa-redonda no IFBA

Ponte Salvador-Itaparica é tema de mesa-redonda no IFBA

publicado: 05/04/2017 15h51 última modificação: 05/04/2017 15h51

“A implantação do Sistema Viário Oeste e as configurações urbano-regionais (ponte Salvador-Itaparica)” é a temática que envolve todas as discussões da mesa-redonda que acontece nesta quarta-feira, 5, às 19h, no auditório 1, do Instituto Federal da Bahia, campus Salvador.

Aberto a todos os públicos, o evento traz como palestrantes os professores doutores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Maria Gonçalves Santos, James Amorim, Miguel Cerqueira e Joilson Cruz, também docente do IFBA, que desenvolvem o projeto de pesquisa intitulado “Planejamento, gestão e condições de vida: implicação da implantação do Sistema Viário Oeste (SVO) e riscos sociais”.

Organizada pela equipe do curso de licenciatura em geografia do IFBA, a mesa-redonda tem por objetivo principal ampliar a discussão sobre as mudanças que poderão ser provocadas a partir do novo sistema viário, especificadamente, com debates voltados para uso e a ocupação do solo urbano, potencialidades e riscos, infraestrutura urbana e o mundo do trabalho.

Currículo dos palestrantes

Joilson Cruz é doutor em geografia - 2016 (Unesp),mestre em geografia - 2003 (UFBA), especialista em metodologia do ensino em geografia - 1998 (UEFS) e em turismo e meio ambiente - 1996 (FACTUR),graduado em licenciatura plena em geografia - 1988 (UCSAL),professor do IFBA e da Uneb, com experiência na área de geografia, com ênfase em geografia urbana e regional.


Maria Gonçalves Santos é licenciada e bacharel em geografia, pela UFBA, especialista em urbanização brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e tem doutorado em geografia, na Universidade de Coimbra, Portugal. Tem dedicado atenção aos estudos sobre as mobilidades territoriais, juventudes, educação, periferias e mundo do trabalho.

James Amorim é licenciado em geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), mestre em geografia pela UFBA, doutor em geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Humana, da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de geografia, com ênfase em epistemologia e geografia urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção espacial, reprodução social, cidade e urbano.


Miguel Cerqueira dos Santos é bacharel e licenciado em geografia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em análise ambiental urbana, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestre em geografia, pela UFBA, e doutor em geografia pela Universidade de Coimbra. As experiências profissionais possibilitaram desenvolver trabalhos em temas, como planejamento urbano regional e questões ambientais, análise dos impactos do turismo na costa brasileira e portuguesa, estudos das relações territoriais entre as populações tradicionais e o processo de urbanização e expansão urbana, populações de baixa renda e riscos ambientais.

 

 

Divisão de Comunicação – campus Salvador

registrado em: