Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Jogos Integradores acontecem na próxima semana em Simões Filho

Notícias

Jogos Integradores acontecem na próxima semana em Simões Filho

publicado: 03/03/2017 13h47 última modificação: 23/03/2017 14h53

Por Helen Sampaio

Com o objetivo de proporcionar maior integração entre estudantes e servidores, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) promove na próxima semana, entre os dias 6 e 11 de março, os Jogos Integradores do IFBA (JIFBA). O evento será realizado em Simões Filho, com atividades simultâneas que ocorrerão em três espaços: no campus do Instituto, na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi) e no Ginásio Municipal de Simões Filho.

A iniciativa, coordenada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), através do Departamento de Ações, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), faz parte da construção de um novo modelo de jogos para o IFBA, com caráter mais democrático. De acordo com a chefa do Dacel, Micheli Venturini, esse desejo de mudança surgiu da experiência de organizar os Jogos Seletivos do IFBA, em 2015. “Aquela experiência nos fez compreender que o modelo convencional de Jogos Seletivos não atenderia mais à realidade da diversidade que é a comunidade estudantil e docente no IFBA. A partir desse entendimento, vislumbrou-se então a concepção de um modelo de Jogos diferente do convencional, que permitisse o tratamento dado ao esporte como um bem cultural, ou seja, que não deve estar acessível somente aos que são selecionados para algum campeonato, mas para todos aqueles que desejam usufruir da prática esportiva e suas contribuições na formação e vida humana”, pontuou. 

Ainda segundo Micheli, a pretensão inicial era oferecer o maior número de jogos nessa primeira edição dos Jogos Integradores, entretanto, por conta de cortes orçamentários não foi possível prosseguir com a proposta que previa 20 modalidades, entre elas, jogos eletrônicos, skate e basquete em cadeiras de rodas. Na inviabilidade de levar à frente a proposta inicial, as disputas foram reduzidas a 11 modalidades: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Ao todo, mais de 400 servidores estão envolvidos na realização do evento que receberá, aproximadamente, 660 estudantes que representarão os campi Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho e Valença.  “Eu diria que os Jogos Integradores começam a cumprir não somente o seu papel junto à formação dos estudantes, mas a um processo integrador junto dos setores distintos do IFBA e seus servidores, haja vista que passamos a conhecer muito mais os trabalhos e competências uns dos outros a partir do momento em que nos envolvemos na proposta”, destacou Micheli. 

Além de ser uma oportunidade de integração entre a comunidade acadêmica, a participação no evento pode abrir portas para uma representação nacional, já que os campeões dos Jogos Integradores representarão o IFBA nos Jogos dos Institutos Federais (JIF), os quais serão disputados por estudantes de todo o Brasil, no segundo semestre deste ano.

Os Jogos Integradores do IFBA são uma realização do Instituto em parceria com o Sesi, viabilizada por meio de recursos enviados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC). As competições serão iniciadas na manhã da segunda-feira (6) e a abertura oficial acontecerá à noite no Sesi, a partir das 19h. O evento é aberto à comunidade e a entrada é franca.