Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Jogos Integradores 2017 começam com cerimônia marcada pela descontração dos estudantes

Jogos Integradores 2017 começam com cerimônia marcada pela descontração dos estudantes

publicado: 07/03/2017 12h17 última modificação: 23/03/2017 14h52

Hasteamento das bandeiras na Tribuna de Honra

A cerimônia de abertura dos Jogos Integradores do Instituto Federal da Bahia (JIFBA) que aconteceu na noite de ontem (6), na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi marcada pela emoção compartilhada entre o público presente. Autoridades como o reitor do IFBA, Renato da Anunciação, a secretária do esporte da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) do Governo do Estado da Bahia, Olívia Santana e o superintendente de Políticas Públicas para Juventude do município de Simões Filho, David Farias, representando o prefeito de Simões Filho, marcaram presença na Tribuna de Honra, que ainda contou com as presenças dos pró-reitores e diretores gerais dos campi do IFBA.

Entrada da delegação de Eunápolis

Em clima de descontração e com trilhas sonoras específicas para cada campus, as 16 delegações foram apresentadas ao público, que vibrou com a entrada dos grupos de estudantes. Seguindo o roteiro da cerimônia, os professores de Educação Física foram homenageados pelo empenho na realização do evento e, posteriormente, foi exibido o vídeo dos Jogos Integradores 2017.  O momento do hino nacional, cantado pelo público após o corte da gravação executada, foi um dos destaques da noite, celebrada com o acendimento da pira olímpica pelo estudante do 3° ano do curso de eletromecânica do campus Simões Filho, Fernando Silva de Jesus.

O reitor do IFBA, Renato da Anunciação, enfatizou em seu discurso o espírito esportivo da competição e a proposta de integração da comunidade IFBA. “Os Jogos Integradores do IFBA nasceram do nosso desejo de proporcionar esse contato maior entre a comunidade do Instituto. A organização desse evento envolveu servidores de diversos setores, então, hoje eu quero agradecer a todos pelo empenho e por vocês se sentirem motivados a participar desse evento, mesmo com todas as dificuldades que surgiram. É uma honra recebê-los nos Jogos Integradores do Instituto”, enfatizou Anunciação.

Acendimento da Pira Olímpica

Para o pró-reitor de extensão, José Roberto Oliveira, os Jogos Integradores representam o início de uma proposta de institucionalização do esporte no Instituto. “A transformação dos Jogos Seletivos de 2015 para os Jogos Integradores 2017 fortalece a nossa proposta de integração do Instituto, que, a meu ver, é o grande legado desse evento. Nós lutamos desde o primeiro momento para pensar os jogos com esse cunho seletivo, que é uma exigência da Rede Federal para participações nos eventos regionais e nacionais, proporcionando a integração dentro dessa competição”, afirmou.  

David Farias, que representou o prefeito de Simões Filho, foi aluno do IFBA, campus Simões Filho e reconheceu a realização do evento no município como uma oportunidade de dar visibilidade à cidade de Simões Filho, além do estabelecimento de uma parceria com o IFBA. “Eventos como este trazem consigo, além de uma filosofia de vida, uma perspectiva econômica, na medida em que esses jovens que vieram à cidade irão consumir e levar suas impressões acerca do município para seus campi. Além disso, é uma oportunidade de estabelecermos uma parceria com uma instituição que cumpre com o papel social tão relevante de formar jovens, inserir esses jovens dignamente no mundo do trabalho e lhes dar outra perspectiva de vida, possível a partir da abertura desses espaços pela Instituição”, finalizou.

f4afe23b-dd64-428c-9a12-340338406ad7.jpegA solenidade foi finalizada com a performance “Vem pra cá, vem sambar!”, do grupo do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), do campus Santo Amaro, que contagiou o público com uma viagem cultural ao recôncavo baiano.

 

Futsal foi a primeira modalidade disputada nos JIFBA 2017

Campus Salvador marca gol na partida contra Ilhéus

Já na manhã de ontem (6), antes da abertura oficial do evento, foram iniciadas as primeiras disputas da modalidade futsal, que ocorreram na sede do Sesi. Nesta primeira rodada de jogos, os campi Irecê, Jacobina, Jequié, Salvador e Simões Filho garantiram resultados positivos ao vencerem, respectivamente, as unidades de Feira de Santana, Barreiras, Santo Amaro, Ilhéus e Seabra.

Na manhã de hoje (7) os jogos continuam nas modalidades futsal, voleibol e handebol. Além disso, está programada a realização de atividades integradoras, como jogos eletrônicos, slackline, xadrez gigante, sinuca, Just dance, palco livre, Cine Clube, espaço bem-estar. O público terá acesso também às exposições fotográficas "A fotografia como suporte à memória: 106 anos do IFBA", "Esportes no IFBA: dos arquivos para a história" e "Mostra Fotográfica: Comunidade em foco" .  

Confira mais imagens na Galeria de Fotos do JIFBA 2017

Leia mais: Jogos Integradores acontecem na próxima semana em Simões Filho