Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Jogos decisivos movimentam penúltimo dia do JIFBA

Jogos decisivos movimentam penúltimo dia do JIFBA

publicado: 11/03/2017 00h03 última modificação: 23/03/2017 14h51

Ontem (10), nos Jogos Integradores do IFBA (JIFBA), foram definidos os campeões do basquete na categoria masculino e do vôlei de praia feminino e masculino, após jogos disputados no campus Camaçari e no Sesi de Simões Filho. Na final do basquete masculino, o campus Salvador superou o time de Paulo Afonso, com o placar de 58 a 15.  Já no vôlei de praia feminino, o campus Barreiras venceu Salvador por 2 a 1 e, no masculino, Porto Seguro derrotou Valença por 2 a 0.

Também foram definidos os finalistas do futsal, voleibol e handebol. No futsal feminino, os campi Salvador e Barreiras garantiram vaga na final, após derrotarem Camaçari por 2 a 0 e Valença por 3 a 2. Esta última partida foi marcada por fortes emoções da torcida e dos jogadores, na virada histórica do campus Barreiras, que perdia o jogo por 2 a 0 e reverteu o placar. "Ficamos muito felizes por todo o trabalho que foi feito e todo o esforço desempenhado para participar desse evento. Agora vamos sentar e conversar com as meninas, especificando o equilíbrio emocional, que foi o que nos afetou no início do jogo, para que amanhã a gente consiga entrar 100% em quadra e fazer uma bela final, que é o que importa. E que vença aquele que for mais competente no dia", enfatizou o professor de Educação Física e técnico das meninas de Barreiras, Genildo Pinheiro.

Nas semifinais do futsal masculino, os meninos de Salvador venceram os de Eunápolis, também de virada (5 a 1) e garantiram a final com Paulo Afonso, que derrotou Valença, por 5 a 0. "Nós mudamos um pouco a dinâmica do jogo para entrarmos no jogo deles e depois de conseguirmos o empate, ainda no segundo período do jogo, o time deslanchou. Agora o que fica é esse sentimento de dever cumprido por estar nessa final de amanhã. É só esperar o melhor", disse o professor do campus Salvador, Geraldo Cardoso.

Partindo para as semifinais do handebol feminino, Salvador e Jacobina foram os vencedores dos jogos disputados com os campi Valença (por 9 a 3) e Paulo Afonso (por 11 a 2). No masculino, o time de Salvador também levou a melhor e  garantiu vaga na final, ao vencer o campus Barreiras por 10 a 9. O segundo time que vai completar a final de amanhã é o do campus Santo Amaro, que derrotou Simões Filho por 8 a 3. Já no voleibol, as disputas ocorrerão entre Ilhéus e Jequié, no feminino, e Paulo Afonso e Eunápolis, no masculino.Todas as finais de amanhã acontecerão no Sesi Simões Filho.

Primeiros campeões começaram a ser definidos na quarta-feira

Os primeiros a conquistarem as medalhas de ouro do JIFBA foram os atletas da natação, do basquete feminino e do judô, na última quarta-feira (8). Na natação feminina, o campus Paulo Afonso se destacou com as estudantes Larissa Terra e Clara Mota, que juntas faturaram 8 medalhas de ouro (cinco de Larissa e três de Clara). Larissa ainda conquistou uma medalha de prata e Clara, uma de bronze. Outra jovem que dividiu o pódio com as meninas de Paulo Afonso, foi a estudante Graziela Lima, do campus Jacobina, que conquistou uma medalha de ouro, duas de prata  e uma de bronze.

Na disputa entre o meninos, Riquelme Santos, do campus Ilhéus, e Tiago Dias, do campus Paulo Afonso, foram os destaques nas provas individuais, com 3 ouros cada um.

Ainda na quarta-feira, as meninas de Barreiras garantiram o primeiro lugar, em uma final antecipada no basquete na qual venceu o campus Salvador por 15 a 5. No futebol de campo, os meninos de Jequié tornaram-se os campeões após vencerem os anfitriões dos JIFBA por 3 a 1.

Já no judô, o campus que mais ganhou medalhas (11) foi o de Ilhéus, representado pelos estudantes Caroline Fontes (1º lugar nas categorias Absoluto e 70 KG), Samara Costa (2º lugar na Absoluto e 1º na de 57KG), Ladislau Neto (1º lugar na Absoluto e na de 73 KG), Thiandre Calixto (3º lugar na Absoluto e 1º na de 100KG), Gabriel Queiroz (2º lugar na de 66KG), Wellerson Santos (3º lugar na de 66KG) e Andrei Nascimento (1º lugar na de 81KG). Os outros medalhistas foram: Laura Pimentel, de Irecê (1º lugar na de 52KG) e Fernando Viana, de Eunápolis (1º lugar da de 66KG e 2º da Absoluto).

Na quinta-feira (9) aconteceram as disputas do atletismo, xadrez e tênis de mesa. Acompanhe as fotos na nossa galeria de imagens.

Leia mais: JIFBA 2017 tem seu segundo dia de atividades