Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Jacobina realiza festival de música nordestina

Jacobina realiza festival de música nordestina

publicado: 03/04/2017 12h46 última modificação: 07/04/2017 11h56

Por Henrique Soares

O campus Jacobina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizou, na última quinta-feira (30), o Festival da Música Nordestina.

A estudante do técnico em informática Ana Rafaela Braga, que cantou a música composta por Luciano Gomes e que ficou famosa na voz de Margareth Menezes, Faraó Divindade do Egito, conta que sentiu uma energia muito grande enquanto cantava, “como se a música fluísse de mim e tivesse passado para todo mundo. Foi como se não fosse mais eu e sim a música”. Ela lembrou que a inspiração veio de um vídeo. Nele, Ivete Sangalo canta acompanhada da banda Olodum. Para Ana Rafaela, a música nordestina é uma mistura de ritmos. “Ela me traz felicidade e alegria”.

O Festival também apresentou músicas de intérpretes e compositores como Raul Seixas, Alceu Valença, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Dominguinhos e Luiz Gonzaga.

O professor de artes do IFBA André Lima, idealizador do evento, explicou que a música nordestina demonstra a resistência do povo da região. “A música nordestina é uma forma de sobreviver às influências no sentido de preservar nossa cultura”.

As músicas do Festival foram conduzidas por André e por alunos do IFBA. A iniciativa contou com a participação do grupo Timabalaiê, do Instituto  Educacional São Francisco de Assis (IESA), do município de Várzea do Poço (BA).

Comunicação Social - Campus Jacobina