Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > IFBA recebe visitas do MEC para reconhecimento e recredenciamento de cursos

IFBA recebe visitas do MEC para reconhecimento e recredenciamento de cursos

publicado: 17/03/2017 18h04 última modificação: 23/03/2017 14h50

Por Helen Sampaio

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) receberá até o final do mês de março uma série de visitas do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento, renovação de reconhecimento e recredenciamento de cursos do Instituto. O calendário, formatado pela Secretaria de Regulação do MEC (SERES), segue as bases do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e é executado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O primeiro campus a receber a visita dos representantes do MEC foi o de Porto Seguro, entre os dias 8 e 11 deste mês. Na ocasião, o curso de licenciatura intercultural indígena foi avaliado com nota 4, em uma escala que varia de 1 a 5. Nesta última quarta-feira (15) foi a vez do campus Eunápolis receber a comissão avaliadora para o reconhecimento do curso de bacharelado em engenharia civil. A visita acontecerá até amanhã (18).  Seguindo o calendário, a avaliação do curso de tecnologia em eventos, do campus Salvador, acontecerá entre os dias 19 e 22. Posteriormente, entre os dias 26 e 29, será a vez do curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, do campus Irecê.

Para a renovação de reconhecimento, será avaliado até o dia 31 deste mês, o bacharelado em engenharia industrial elétrica, do campus Salvador. Já os recredenciamentos ocorrerão no período de 21 a 25 de março e contemplarão todos os cursos de graduações e instalações dos campi Barreiras, Vitória da Conquista e Salvador.

De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFBA, Nilton Vasconcelos, alguns ajustes já haviam sido recomendados pela Comissão Interna de Avaliação dos Cursos Superiores do IFBA, que é composta por professores credenciados junto ao INEP. “A nossa expectativa é positiva, pois há grande mobilização para que os últimos ajustes sugeridos a partir de visitas aos campi e cursos, sejam implementados”, afirmou.

Entenda os processos

A visita para reconhecimento de curso é realizada para os cursos superiores a partir do cumprimento de 50% da integralização da primeira turma. Nesta etapa, são avaliadas, entre outras questões, a infraestrutura física, acessibilidade e adequação ao Projeto Pedagógico de Curso. Após o reconhecimento, ocorrem visitas de renovação do reconhecimento, nas quais são atribuídas notas para definir o grau de excelência, reprovação ou condicionamento a mudanças. Já o terceiro processo, de recredenciamento do curso, acontece a cada três anos. Nele são dadas notas a partir da avaliação de cinco grandes eixos: Planejamento e avaliação institucional, Política de gestão, Infraestrutura física, Desenvolvimento Institucional e Políticas acadêmicas.