Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > IFBA recebe primeira carta patente do INPI

Notícias

IFBA recebe primeira carta patente do INPI

publicado: 21/02/2017 13h26 última modificação: 23/03/2017 15h19

Por Iali Moradillo

Na manhã de hoje (21) aconteceu na Reitoria, a cerimônia de entrega da primeira carta patente emitida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), pelo desenvolvimento do modelo de utilidade "defumador de pescados".

O modelo desenvolvido pela professora Cristiane Silvão difere dos já existentes no mercado por realizar o processamento de diversos cortes e tipos de pescados, incluindo o camarão, além de ser mais seguro e higiênico. "O defumador de pescados tem como principal objetivo, realizar o processamento de variedades de pescados, incluindo entre estes o camarão, cuja defumação é realizada de forma artesanal, colocando o manipulador em risco, uma vez que este se expõe à fumaça, podendo causar sérios problema à saúde. Já o defumador de pescados foi projetado para evitar este risco e apresentar um produto de melhor qualidade, não só em termos de higiene e da conservação, com aumento do tempo de prateleira dos pescados, mas também de diversificação da apresentação do produto no mercado consumidor, adotando melhor sabor e textura", informou Cristiane.

A Carta foi emitida no dia 7 de fevereiro e confere a titularidade da patente ao IFBA e reconhece a professora Cristiane Freire Silvão, como inventora do modelo de utilidade "defumador de pescados".

registrado em: ,