Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > IFBA participa da Campus Party

IFBA participa da Campus Party

por Iali Moradillo publicado: 14/08/2017 13h23, última modificação: 17/08/2017 14h58

Na última sexta-feira (11), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) esteve presente na Campus Party Bahia, um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital, que aconteceu entre os dias 9 e 12 de agosto, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

campus party.JPG
Justino Medeiros

Durante a manhã, o IFBA marcou presença na conferência “Universidades empreendedoras na prática”, com a participação do diretor do Polo de Inovação Salvador do IFBA (PIS), Handerson Leite, que fez uma breve apresentação do Instituto, com foco na área de tecnologia em saúde, iniciada em 1997, e da atuação do PIS. O diretor enfatizou a necessidade do ensino multidisciplinar, uma vez que no mercado, profissionais de diferentes áreas trabalham em conjunto.

No início da tarde, o workshop “Tecnologia em saúde: superando barreiras das deficiências”, contou com a presença dos professores do IFBA, Justino de Araújo Medeiros e Handerson Leite, que apresentou a visão geral do setor saúde, as características e perspectivas das tecnologias como ferramentas para promoção, inclusão social e melhoria da qualidade de vida e tecnologias que existem e podem ser desenvolvidas.

Já Justino apresentou duas dessas aplicações na prática criadas pelo Instituto: a bengala automatizada para deficientes audiovisuais, que possui sensores que vibram ao identificar obstáculos e o Just Step – piso tátil integrado a comando de voz, que ao ser pisado, é ativado e informa, por exemplo, a localização de determinado ambiente ao deficiente visual. O Just Step também participou da competição Campus Future, ficando em segundo lugar na classificação geral.  O piso tátil foi desenvolvido pelos professores Andrea Bitencourt e Justino Medeiros e pelos discentes Lorenna Vilas Boas e Marcos Portela.

Completando a programação da tarde, aconteceu a conferência “Como mudar as perspectivas da educação através da robótica”, que apresentou as mudanças na educação infantil, inclusiva e de jovens, proporcionada pela Robótica, e contou com a apresentação da professora do campus Salvador, Andrea Bitencourt e da egressa Lorenna Vilas Boas. Outro destaque foi o workshop” Robótica educacional acessível para todos”, no qual foram realizadas atividades de robótica, utilizando materiais de baixo custo e reciclados, com o professor Justino e os egressos Victor Ben-Hur e Lorenna Vilas Boas.

Durante a Campus Party Bahia aconteceu ainda a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que tem como objetivos:  estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro, através da aplicação de provas teóricas e práticas em todo o país. Durante a competição, são propostos desafios surpresas e as equipes devem realizar os ajustes dos robôs no momento da disputa.

Para o professor de computação do campus Salvador, Marcelo Diniz, a OBR deve ser encarada como um estímulo ao aprendizado dos alunos. “Nosso objetivo aqui é incentivar. Há três meses eles não sabiam quase nada de robótica, e hoje estão competindo. O nosso papel aqui é basicamente de acompanhar, não podemos entrar na área de competição para ajudar, informou o professor que levou duas equipes para a competição.

No sábado (12), aconteceram as provas finais e premiação da OBR e na classificação geral, o IFBA ficou em terceiro lugar no ranking geral - prêmio Champions, com a equipe Kritz, do campus Vitória da Conquista, sob orientação do professor Jaime Santana.

Além disso, ganhou os prêmios: Inovação (equipe X Wing- orientada por Justino de Medeiros, Andrea Bitencourt e Marcelo Dini) e Maker ( equipe  Destroyers, orientada por Vitor Leão Filardi), ambas do campus Salvador. Outras duas equipes do campus Vitória da Conquista ganharam os prêmios: Melhor Escola Pública (equipe CyberPan) e  Dedicação (equipe Paliteam), ambas orientadas por Jaime Santana.