Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > IFBA oferece mais de 60 vagas para educação profissional de jovens e adultos em Salvador

publicado: 06/04/2017 11h52 última modificação: 06/04/2017 11h52

O Campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realiza, de 22 a 24 de março, processo seletivo para o curso técnico em saneamento na forma integrada - modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Para concorrer a uma das 64 vagas que estão sendo oferecidas, é preciso ter idade mínima de 18 anos, certificado de conclusão do ensino fundamental e, prioritariamente, não ter concluído o ensino médio.

De caráter noturno, com aulas aos sábados pela manhã, a formação é ideal para quem deseja voltar a estudar e obter qualificação profissional ao mesmo tempo. A seleção para essa modalidade, totalmente gratuita, é diferenciada e consiste em entrevista socioeducativa e educacional, realizada no ato da inscrição (presencialmente na sede do campus, situado na rua Emídio dos Santos, s/nº, Barbalho), além de participação em palestra informativa e elaboração de memorial profissional, estas últimas etapas previstas para o dia 1º de abril, das 8h às 10h.

O local para entrega da documentação (detalhes no edital) será a Diretoria Adjunta Pedagógica e de Atenção ao Estudante (Depae), situada no 1º andar do Bloco A - Prédio Administrativo. O atendimento acontecerá das 15h às 20h, de 22 a 24/3, para os candidatos que não concorrem às vagas destinadas a pessoas com deficiência, e das 13h às 15h, apenas no dia 24/3, para deficientes. Mais informações pelo telefone 2102-9511.

Reserva de vagas e cotas sociais

Das 64 vagas disponíveis para o ano letivo 2017 (divididas entre o 1º e 2º semestres), 50% são destinados aos egressos de escolas públicas, como prevê a Lei nº 12.711/12. Dentro dessa porcentagem, 50% vão para candidatos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. O IFBA também adere às cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

Formação

O curso técnico de saneamento é predominantemente noturno, facilitando o cotidiano do estudante que trabalha durante o dia. Com duração de sete semestres (três anos e meio), essa formação prioriza a elaboração de alternativas que reduzam os impactos negativos sobre o meio ambiente, com destaque para os centros urbanos, tendo como foco a sustentabilidade. Um profissional formado pelo IFBA será capaz de executar ações sustentáveis pertinentes ao desenvolvimento de tecnologias para a melhoria da qualidade da água, do abastecimento público, da condução e do tratamento do esgoto sanitário, bem como da gestão dos resíduos sólidos. Além de aulas teóricas e práticas, projetos interdisciplinares e eventos, a formação inclui estágio, através de parceria com diversas empresas.