Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Fórum de arquivistas das Ifes do Norte e Nordeste acontece até amanhã na Reitoria

Fórum de arquivistas das Ifes do Norte e Nordeste acontece até amanhã na Reitoria

por Helen Sampaio publicado: 18/05/2017 21h53 última modificação: 18/05/2017 21h53

IMG_8927[1].JPG
Mesa de abertura do 4ª Arquifes
Começou ontem (17), no Espaço Cultural 2 de Julho, na Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), a 4ª edição do Fórum Regional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior do Norte e Nordeste (Arquifes).

A cerimônia de abertura do evento contou com as presenças do reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Anilson Gomes; da gerente do Sistema de Bibliotecas SIB, Andreia Silva; da coordenadora de Memória Institucional e membro da comissão organizadora do evento, Tassila Ramos; do assessor de gabinete do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), que representou o reitor do Instituto, Geovane Barbosa do Nascimento; do membro do Comitê Nacional da Rede Arquifes e arquivista da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Renato Motta; do diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo; da diretora do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Hildenise Ferreira, e da diretora do Arquivo Público do Estado da Bahia, Maria Teresa Matos.

IMG_9014[1].JPG
Palestra de Daniel Flores

O reitor do IFBA ressaltou a importância do evento ser realizado pela primeira vez por um Instituto Federal e destacou a importância da preservação de documentos para a construção da nossa história. “O arquivo institucional é uma pérola que devemos preservar porque a preservação desses documentos nos ensina principalmente que temos uma relação com a cidade e, em contrapartida, a cidade também tem uma relação com a educação”, enfatizou.

Após a cerimônia, os presentes assistiram à palestra “Gestão, Preservação e Acesso aos Documentos Físicos e Digitais”, com o professor em documentação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Daniel Flores, que enfatizou os desafios enfrentados pelos profissionais da área na gestão documental, preservação, descrição, difusão e acesso aos documentos.  

IMG_9073[1].JPG
Apresentação do grupo do NAC de Santo Amaro

O arquivista e técnico em arquivos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) há três anos, Jefferson Higino, participa pela primeira vez do Arquifes e acredita que as contribuições de diversas instituições enriquecem o debate, promovendo maior integração entre os participantes e aprendizado.  Já a arquivista da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Miriane Fiuza, que já participou de outras edições do Arquifes, desde 2006, quando começou seu trabalho na universidade, acredita que as discussões estão apontando caminhos para resolução de problemas recorrentes. “A programação do evento está sendo proveitosa porque está de acordo com as discussões atuais da área. Apesar de as temáticas terem se repetido nos eventos, é necessário que se repita para sairmos da mesma situação e levarmos as informações que temos nesses eventos para os nossos gestores”, destacou.

O encerramento do primeiro dia de atividades foi marcado pela apresentação cultural “Vem pra cá, vem sambar!”, do grupo do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), do campus Santo Amaro.

Mais atividades 

Hoje (18), no segundo dia do evento, houve a apresentação de trabalhos e reunião de três Grupos de Trabalho (GTs) que discutiram os seguintes temas: “Assentamento Funcional Digital – AFD”, “Gerenciamento dos Arquivos Acadêmicos” e “Políticas de Preservação de Documentos”.   O evento acontece até amanhã (19), na Reitoria do IFBA.

 

 

registrado em: