Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Estudantes do campus Salvador visitam obras do Hospital Couto Maia

Estudantes do campus Salvador visitam obras do Hospital Couto Maia

publicado: 07/12/2017 14h00, última modificação: 07/12/2017 16h58

Visita de estudantes do campus Salvador ao Hospital Couto Maia
Visita dos estudantes do campus Salvador ao Hospital Couto Maia

Estudantes do curso técnico em edificações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, realizaram na última terça-feira (5) e no dia 19 de outubro aulas de campo sobre técnicas construtivas nas obras do novo Hospital Couto Maia, localizado no bairro de Águas Claras, em Salvador.

A atividade foi coordenada pelas professoras do IFBA, Regina Leite e Mara Souza. Regina lembra que foi a primeira visita técnica dos alunos do quarto ano. “Todos ficaram muito satisfeitos”, avalia.

A docente recorda que os alunos observaram no local métodos construtivos como lajes nervuradas, paredes em drywall, revestimento de alvenaria. Após a visita, conta Regina, três alunos resolveram fazer o trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre projetos de instalações hospitalares. Todos farão um relatório sobre o que aprenderam durante a visita.

A previsão é que o novo Hospital Couto Maia fique pronto em abril de 2018. A nova unidade deverá contar com 120 leitos e terá três pavimentos. Atualmente, é considerado o único da Bahia especializado no tratamento de doenças infectocontagiosas.

O Couto Maia foi construído em 1853 para atender pacientes com febre amarela que vinham de navios mercantes que aportavam na Bahia e se destacou no atendimento a pacientes de epidemias como cólera (1855), peste bubônica (1904), gripe espanhola (1918), varíola (1919) e febre tifóide (1924).

Por Henrique Soares - Comunicação - Campus Salvador