Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Estudante e egresso do IFBA vencem maratona de inovação Hackathon+Salvador

Estudante e egresso do IFBA vencem maratona de inovação Hackathon+Salvador

publicado: 20/07/2017 11h51, última modificação: 21/07/2017 09h21

Concorrendo com o site intitulado “VivaPelô”, no eixo turismo, o grupo formado por cinco pessoas, entre eles, o estudante do campus Salvador do IFBA, Antonio Ladeia, que cursa licenciatura em matemática, e Mateus Carvalho, egresso de análise e desenvolvimento de sistemas, sagrou-se vitorioso na competição Hackathon+Salvador: Soluções de impacto social para o Centro Histórico.

equipe vencedora hackathon salvador.jpgAcessando o “VivaPelô”, turistas podem adquirir pacotes diferenciados para visitação ao Centro Histórico, tendo como cicerones representantes da própria comunidade local. “A plataforma visa transformar os habitantes do CH em anfitriões culturais, que vão passar o seu conhecimento, a sua história e a sua vivência para os interessados que comprarão esses pacotes”, explica o aluno Antonio Ladeia, que também cursou análise e desenvolvimento de sistemas na instituição.

Ladeia ainda conta que seu interesse pela competição surgiu por ser frequentador do Pelourinho, programador, ativista de software livre e trabalhar em projetos sociais.“Toda a minha habilidade em programação foi amadurecida no IFBA,ainda enquanto estudante de ADS, o pensamento lógico, o encadeamento de ideias,  análise de dados que consegui com o curso de matemática, as matérias de empreendedorismo e idiomas ajudaram a dar mais destaque a proposta da plataforma”, conclui.

Já o egresso Mateus Carvalho, além de ganhar o Hackathon+Salvador,também foi premiado em 2016, na 4a ediçãodo Campus Mobile, vencedor da categoria Facilidades, concorrendo com o aplicativo Motaxis.

Junto com Mateus e Ladeia, venceram a competição também Danilo Santos, André Luís e Ítalo Hiago. Os vencedores ganharam troféu, um mês de coworking na Rede+ e 1h de mentoria; ingressos para a Campus Party bolsa integral do Empretec, custeio integral de passagens e hospedagens na Missão Sebrae para a Case 2017, minicurso do Sebrae para validação de ideias de startups, entre outros.

Encerrada no domingo passado (16), na Faculdade de Medicina da Bahia, localizada no Terreiro de Jesus, a maratona de inovação Hackathon envolveu desenvolvedores, designers, mentores e agentes de negócios em mais de 33 horas ininterruptas de criação e testes de soluções tecnológicas para cinco eixos de problemas do CH referentes a cultura, governança, mobilidade e vida empreendedora.

Por Andréa Costa -Divisão de Comunicação – campus Salvador