Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Estudante do campus Salvador é 1ª surda a concluir curso superior no IFBA

Estudante do campus Salvador é 1ª surda a concluir curso superior no IFBA

publicado: 07/11/2017 13h16, última modificação: 07/11/2017 13h19

Apresentação da pesquisa de conclusão de Marcela Caldas
Marcela Caldas e a banca examinadora

A estudante do bacharelado em administração do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, Marcela Caldas, é a primeira surda a concluir um curso superior na instituição.

Na pesquisa de conclusão, apresentada por Marcela no último dia 25 de outubro em Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi analisada a comunicação ocorrida numa sorveteria localizada em Aracaju. O proprietário e os funcionários do estabelecimento são surdos.

De acordo com o professor do IFBA Erivaldo Marinho, que orientou o trabalho, durante a pesquisa foi observado que a comunicação entre funcionários surdos e clientes ouvintes ocorria por meios como gestos, mímicas e linguagem escrita. Já quando o contato acontecia entre surdos e ouvintes fluentes em Libras, a comunicação era na língua de sinais.

Erivaldo pontua que a diversidade é um diferencial da sorveteria estudada. “Esse diferencial favorece a inclusão social, a difusão da Libras e a valorização do surdo enquanto profissional capaz”, comenta o docente.

Além de Erivaldo, também fizeram parte da banca examinadora os professores do campus Salvador Thyrso Maltez e Paula Costa. Com a aprovação do trabalho, Marcela aguarda a colação de grau, que vai ocorrer no próximo dia 15 de dezembro.

Por Henrique Soares - Comunicação - Campus Salvador