Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Equipe do IFBA é única de escola pública do interior baiano a ganhar medalha em SP

Equipe do IFBA é única de escola pública do interior baiano a ganhar medalha em SP

publicado: 24/08/2017 11h07 última modificação: 24/08/2017 11h48

Por Henrique Soares

Equipe do campus Jacobina, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), foi a única medalhista de uma escola pública do interior baiano na Olimpíada de História do Brasil (ONHB), que aconteceu no último sábado (19), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Formada pelos discentes Alice Freitas, Kevin Wallace e Letícia Sobrinho, a equipe Kal foi premiada com medalha de bronze. Eles enfrentaram questões dissertativas sobre o movimento “Diretas Já” e sobre a meritocracia e o acesso da população negra à educação.

O campus Jacobina participa da ONHB desde 2015 e essa é a primeira medalha conquistada. A professora Carla Côrte, que vem orientando as participações desde o início, avalia que a vitória de 2017 é resultado dos estudos semanais do grupo realizados desde maio. “Esses encontros estimulavam a pesquisa histórica, a capacidade relacional e a possibilidade de construir e desconstruir conceitos”, recorda.

Já Alice destaca que a equipe se sentiu bastante realizada com o resultado pois a concorrência era grande, com equipes de várias regiões, querendo ganhar uma medalha. “Ficamos entre os melhores do país e isso é uma grande conquista para a gente”.

Um jornal satírico produzido pelo grupo nas fases anteriores da ONHB já tinha sido um dos 60 selecionados entre produções de várias partes do país para exposição no XXIX Simpósio Nacional de História, que aconteceu no final de julho, em Brasília (DF).