Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Edifba lança livro de economista sobre política, economia e questões raciais

Edifba lança livro de economista sobre política, economia e questões raciais

por Helen Sampaio publicado: 18/08/2017 10h39 última modificação: 18/08/2017 10h39

A Editora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Edifba) lança, na próxima quarta-feira (23), às 18h, no Palácio da Aclamação (Campo Grande), o livro “Política, Economia e Questões Raciais: a conjuntura e os pontos fora da curva, 2014 a 2016”, do economista Elias de Oliveira Sampaio.

O autor Elias de Oliveira Sampaio com o livro
O economista Elias de Oliveira Sampaio lança livro pela Edifba

A obra, apresentada em três partes: Democracia, Políticas Públicas e Desenvolvimento; Entropia, Política e Poder; e Consciência Negra, Política e Economia; é uma análise das conquistas, retrocessos e perspectivas, provocados pela instabilidade política verificada no período de 2014 a 2016, visando à construção de um modelo econômico inclusivo e sustentável.

“O livro é uma espécie de diário semanal dos últimos três anos e, nesse período, a instabilidade política e econômica presidiram as ações e políticas públicas. Por isso, foi também um momento muito complexo e rico, em termos de possibilidade de análise e entendimento sobre as questões brasileiras e as possibilidades de voltarmos ao nosso processo de desenvolvimento, em particular, no que se refere à política, à economia e às questões raciais”, pontuou Sampaio.

A Edifba, que está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), atuou como curadora da obra, que passou por avaliação editorial do conteúdo, adequação e pertinência. Os custos referentes à editoração, revisão, impressão e lançamento foram arcados pelo autor.

“A parceria com a editora do IFBA foi fundamental. Eu sou co-autor de vários livros e tenho publicado em muitos periódicos nos últimos 20 anos, mas esse é o meu primeiro livro "solo". Começar publicando, através de uma editora universitária de uma instituição tradicional e muito querida como o IFBA, é um cartão de visitas muito forte. É uma espécie de selo de qualidade para a obra. Por isso, agradeço muito a oportunidade que me foi dada pela Editora e pelo IFBA e acho que essa parceria poderá dar muitos outros trabalhos conjuntos”, finalizou.

A obra tem ainda o apoio institucional da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e da Cultura, através da Diretoria de Museus e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Dimus/Ipac) e do Conselho Regional de Economia (Corecon – BA). Serão disponibilizados dois exemplares para cada unidade do IFBA (campus/reitoria).

Outros títulos

A Edifba nasceu com o objetivo de divulgar conteúdos produzidos pelo IFBA e atender às demandas da sociedade, através da promoção de obras com conteúdos relacionados à missão e visão do Instituto. Desde a sua implantação, iniciada em outubro de 2015, já são seis obras publicadas, relacionadas a diferentes áreas do conhecimento. Confira o catálogo!

SERVIÇO:

O quê: Lançamento do livro “Política, Economia e Questões Raciais – a conjuntura e os pontos fora da curva, 2014 a 2016”.

Quando: Dia 23 de agosto, a partir das 18h

Local: Palácio da Aclamação, Avenida 7 de Setembro, 1.330, Campo Grande – Salvador (BA)