Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Delegação do IFBA agita cerimônia de abertura da etapa nordeste dos Jogos dos Institutos Federais

Delegação do IFBA agita cerimônia de abertura da etapa nordeste dos Jogos dos Institutos Federais

por Helen Sampaio publicado: 19/07/2017 11h20, última modificação: 21/07/2017 23h14

IMG_9617.JPG
Apresentação do grupo Mira Ira
O Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza, foi palco, na noite de ontem (18), da cerimônia de abertura da etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (IFs), que foi marcada pela forte vibração das torcidas e apresentações culturais de valorização à cultura nordestina e do Ceará, anfitrião da festa. 

IMG_9971.JPG
Delegações
Na oportunidade, as delegações dos IFs de Alagoas (IFAL), da Bahia (IFBA), Baiano (IF Baiano), do Ceará (IFCE), do Maranhão (IFMA), da Paraíba (IFPB), de Pernambuco (IFPE), do Sertão Pernambucano (IF Sertão – PE), do Piauí (IFPI) e do Rio Grande do Norte (IFRN), foram apresentadas ao público, cada uma destacando os costumes e representações culturais de seus estados. Os reitores e representantes das respectivas instituições também estiveram presentes na solenidade e destacaram em seus discursos a importância do evento esportivo, considerado o maior do nordeste.

IMG_0058.JPG
Reitor do IFBA discursando
O reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, parabenizou o IFCE pela organização do evento e saudou todos os estudantes e professores envolvidos na iniciativa, e em particular, a comunidade acadêmica do IFBA pela dedicação e perseverança. “Esses professores e estudantes, que fazem parte da Rede Federal, mas trazem no peito o Instituto Federal da Bahia, percorreram mais de mil quilômetros só para sair da Bahia e chegar ao Ceará para fazer bonito. Parabéns a vocês. Honrem essa camisa e digam que ‘Baiano não nasce, ele estreia’”, disse com irreverência, tendo seu discurso finalizado com os gritos da torcida de “Ooh!, a Bahia chegou!, a Bahia chegou!, a Bahia chegou, ooh!”.

A cerimônia contou ainda com a presença do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitor do IFMA, Roberto Brandão, e de autoridades do Estado do Ceará e do município de Fortaleza.

O coordenador da edição 2017 dos jogos e chefe do Departamento de Educação Física e Esporte do IFCE, Kleber Ribeiro, contou que o evento começou a ser planejado desde 2016, logo após a candidatura feita pelo reitor do IFCE em uma das reuniões do Conif. Desde então, foi estabelecida uma parceria com a Secretaria de Esportes do Estado, que culminou na realização das atividades nas dependências do CFO. “O esporte tem o status de promotor da educação e aqui no IFCE ele ganhou a dimensão de ensino e nós conseguimos dar ao esporte esse status de uma ação educativa. Esses jogos vão além do esporte porque eles não proporcionam somente o desenvolvimento das habilidades motoras, mas também o desenvolvimento social, através da interação e a ampliação da cultura”, enfatizou.

IMG_9477.JPG
Delegação do Ceará
Os jogos acontecerão até o próximo domingo (23) com disputas em onze modalidades. Márcia Eduarda Rodrigues, estudante da delegação anfitriã, que competirá no xadrez por equipe e no futsal, acredita que o IFCE estará no topo do pódio. “Eu já participei de duas etapas nordeste e fiquei em terceiro no xadrez, em 2015, e em quarto lugar no futsal, em 2015 e 2016, mas é sempre uma emoção renovada, um sentimento diferente e o mesmo nervosismo. Estou superanimada e tenho ótimas perspectivas. Para essa edição, a preparação foi redobrada para conquistarmos o primeiro lugar”, concluiu.

IMG_9882.JPG
Entrada da delegação do IFBA
Já Adriele Miranda Lago, do campus Jacobina, que integrou o grupo de 20 estudantes selecionados para fazer a entrada da delegação do IFBA, é bicampeã no handebol dos Jogos Integradores do IFBA (JIFBA). “Eu acho muito legal participar de um evento desse porte porque é uma experiência única em nossas vidas e que foi uma conquista que veio depois de muito esforço e batalha e que está sendo maravilhosa.E Vamo (sic) lá Bahia!”, disse.

IMG_9449.JPG
Delegação do IFBA
Para a chefe da delegação do IFBA, Micheli Venturini, o sentimento que fica dessa participação do Instituto é de dever cumprido e de maior responsabilidade. “Quando nós trouxemos essa proposta em 2014 e ela foi abraçada, sabíamos muito bem o que queríamos com o esporte para o IFBA. Então, o sentimento é de que nossa proposta está dando certo e estamos conseguindo sensibilizar mais pessoas para esse processo. Esse é o projeto de formação que o IFBA pretende oferecer para a sociedade”, pontuou Micheli, que ainda revelou já ter começado a projetar a realização da etapa nordeste 2018 dos jogos, que será sediada pelo IFBA.

Leia mais: IFBA participará da etapa nordeste dos Jogos dos Institutos Federais com maior delegação da história

 Mais fotos!