Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Curso de capacitação de docentes para Hotel de Projetos acontece na Reitoria

Curso de capacitação de docentes para Hotel de Projetos acontece na Reitoria

publicado: 24/03/2017 19h14 última modificação: 03/04/2017 11h16

Começou na última segunda-feira (20), e segue até o dia 28 de março, na Reitoria do IFBA, a primeira turma do curso de “Capacitação ao Hotel de Projetos”, que tem como objetivo capacitar docentes para atuarem no “Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA”

O “Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA” é uma iniciativa Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi), através do Departamento de Inovação Tecnológica que visa hospedar alunos dos cursos superiores com suas ideias para materializá-las.

Para Henrique Caribé, chefe do Departamento de Inovação Tecnológica, o “Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA” é importante pois estimula a produção de tecnologia que façam a diferença no mercado, além de criar uma cultura de inovação dentro do Instituto. “O Hotel de Projetos é uma solução estratégica e de extrema relevância para o IFBA uma vez que visa destacar o papel do nosso instituto na sociedade e na indústria, lançando ao mercado tecnologias aqui desenvolvidas, além de estimular o lançamento de empresas sustentáveis que geram emprego e renda”, afirmou.

Com esta proposta, pretende-se estimular o empreendedorismo de base tecnológica, fomentar o desenvolvimento de tecnologias, incentivar projetos inovadores e disseminar a cultura da inovação tecnológica no IFBA, para que a gente possa produzir coisa que não só faça a diferença, mas tenha seu grau de ineditismo que possa abrir caminhos no futuro”, detalhou Caribé.

Para o professor de física do campus Salvador, Ebenézer Cavalcante, que já trabalhou com desenvolvimento de produtos e propriedades intelectuais, a capacitação é uma oportunidade de rever conteúdos “O curso apresenta uma bagagem muito boa, está bem estruturado e acredito que pra quem está começando agora, o curso está dando uma base bem legal. Pra mim, melhorou meu conhecimento.”

Já a docente Ana Paula cordeiro, também do campus Salvador, ressaltou a importância do Hotel de Projetos. “Estou muito feliz em participar do projeto, pois o Hotel inaugura uma etapa importante em relação à inovação no IFBA. Penso que não podemos ficar adormecidos em relação a isso. Os alunos estão fervilhando com as suas ideias e temos que aproveitar o momento para colocarmos todas as ferramentas que estamos aprendendo nos cursos à disposição desse Hotel, para que ele traga frutos ao Instituto.”, concluiu.

O curso tem carga horária de 56h e apresenta conteúdos que incluem empreendedorismo, inovação, gestão de projetos tecnológicos e captação de recursos. A próxima turma acontece no período de 4 a 12 de maio. No total, serão capacitados 63 professores dos campi: Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Irecê, Jacobina, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista .

Para Sérgio Maravilhas, um dos professores capacitadores, a criatividade, a invenção e a inovação estimulam o empreendedorismo dos participantes e, por isso, foram os temas principais das suas aulas. “A capacitação é muito importante para que os professores participantes possam agora reproduzir estes conteúdos junto dos seus alunos e outros integrantes da iniciativa, de modo a que um número cada vez maior de projetos possam chegar a transformar-se em inovações. Além de obterem os conhecimentos necessários para um trabalho melhor, a capacitação permitirá transformar os alunos em co-participantes de cada projeto”, afirmou o professor português.

Após o período de capacitação dos docentes, haverá a fase de capacitação dos alunos, que está prevista para iniciar em setembro, com cursos de 40h. A seleção para hospedagem começa somente após as primeiras capacitações. “Os alunos que irão se candidatar a uma vaga de hospedagem vão ser capacitados por nossos professores para que a disputa possa ocorrer com isonomia. Para que esta capacitação de alunos possa se dar o mais uniforme possível em cada um dos campi é que nossos docentes estão sendo também capacitados”, esclareceu Caribé.

O “Hotel de Projetos” é fruto de parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Leia mais: IFBA assina convênio de parceria com o Sebrae