Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > Campus Lauro de Freitas forma primeira turma de cursos de Formação Inicial e Continuada

por Helen Sampaio publicado: 12/04/2017 16h21 última modificação: 12/04/2017 16h56

Formando_Lauro de Freitas 2016.2_1.jpgNa última segunda-feira (10), o campus Lauro de Freitas do Instituto Federal da Bahia (IFBA) promoveu a formatura da primeira turma de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) da unidade. Estiveram presentes na cerimônia, o pró-reitor de extensão, José Roberto Oliveira, a diretora geral do campus, Aurina Santana e o diretor de ensino do campus, Durval Souza, além de professores, técnicos-administrativos, funcionários terceirizados, estudantes e seus familiares.

A oferta de cursos FIC foi a primeira ação do campus Lauro de Freitas nesta fase de implantação da unidade. “Nesta etapa é fundamental que o campus se aproxime da comunidade local. E uma boa forma de nos acercarmos à comunidade local é através de cursos de qualificação profissional, devido à sua amplitude de abrangência e à sua rápida absorção pelo mercado de trabalho”, afirmou Durval Souza.

Formando_Lauro de Freitas 2016.2_6.jpgAo todo, foram 102 estudantes que se formaram nos cursos de eletricista, instalador predial de baixa tensão, jardinagem e paisagismo sustentável, inglês básico, cuidador de idoso, cuidador infantil, lógica de programação e operador de computadores. Segundo o diretor de ensino, para a oferta dos cursos foi feita uma pesquisa com associações de moradores, a Base Comunitária da Polícia Militar local e empresas, na qual se verificou quais cursos seriam relevantes para o contexto econômico local. O resultado final deste processo foi classificado como positivo por Souza. “Ainda durante o processo de confecção dos certificados, o campus emitiu várias declarações de conclusão dos cursos solicitados pelos alunos, motivados por demandas do setor econômico local. Durante a cerimônia, pudemos ouvir alguns relatos e agradecimentos de vários alunos que nos informaram como os cursos FIC mudaram a vida deles, lhes dando a oportunidade de uma realocação no mercado de trabalho”, destacou Souza.

Novas turmas de cursos FIC de eletricista instalador predial de baixa tensão, desenho arquitetônico e informática educativa iniciarão no campus na próxima segunda-feira (17). A previsão é que entre os meses de maio e junho sejam ofertados novos cursos.

Leia mais: Disponível resultado final de seleção dos cursos FIC em Lauro de Freitas