Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2017 > 4ª edição Arquifes termina em Salvador

4ª edição Arquifes termina em Salvador

por Janaina Marinho publicado: 22/05/2017 16h39 última modificação: 26/05/2017 16h39

A 4ª edição do Fórum Regional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior do Norte e Nordeste (Arquifes) terminou na última sexta-feira (19), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Com o tema “Gestão, Preservação e Acesso dos Documentos Físicos e Digitais nas IFES”, o evento contou com palestras, Grupos de Trabalho (GTs), oficinas, apresentações de trabalhos, palestra, visita técnica e apresentação cultural.

Para a arquivista Tamires Silva, o Fórum contou com uma programação diversificada e atrativa. “O evento foi bem organizado e com palestras ótimas. No GT de memorial foi mostrada a importância dessa estrutura como espaço de resgate da memória e também como uma fonte de pesquisa interessante”, afirmou a arquivista.

Já para Andréa Silva, que atua numa biblioteca e estuda Pedagogia, o Arquifes agregou conhecimento para seu trabalho e busca por uma vaga no serviço público. “Foi bastante enriquecedor não só para os arquivistas, mas para os profissionais que se interessam por História e para que enxerguemos a importância dos arquivos para resguardar informações”, disse Silva.

O Fórum foi marcado por 5 GT’s com temas atuais e importantes para a preservação de documentos nas IFES, além de proporcionar capacitação e discussões dos temas emergentes. No encerramento foi realizada a eleição da cidade de Aracaju - SE para sediar o próximo Arquifes N/NE a ser realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Instituto Federal de Sergipe (IFS) - com candidatura única.

Como explicou a Coordenadora de Memória Institucional do IFBA, Tassila Ramos, “as deliberações para Carta de Salvador foram construídas juntamente com os participantes através de votação dos tópicos e será levada ao próximo Enarquifes – Encontro Nacional de Arquivistas das IFES, a ser realizado no segundo semestre através da FURG na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul”. A carta, documento final do Arquifes, ainda não está disponível. Será feita uma edição da redação para que seja disponibilizada para os interessados.

Acompanhe o site do Arquifes

Leia mais: Fórum de arquivistas das Ifes do Norte e Nordeste acontece até amanhã na Reitoria