Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > XV Erbase discute temas relevantes na indústria e academia

XV Erbase discute temas relevantes na indústria e academia

publicado: 14/04/2015 20h04 última modificação: 11/12/2015 15h20

“A utilização de jogos na educação matemática para crianças com deficiência visual e videntes”; “Um novo conceito de sistemas interativos para autistas com prospecção de dados e sistemas de recomendação”; “Ferramenta baseada em máquina vetorial de suporte para avaliação de risco por contaminação ambiental” e “Aplicação de lógica fuzzy na modelagem de um controlador de tratamento de petróleo multivariado” foram alguns dos assuntos abordados no primeiro dia da XV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas, Sergipe (Erbase). O evento segue até sexta-feira (17) no câmpus Salvador do IFBA.

Para o estudante do curso técnico de informática do câmpus Paulo Afonso, Israel dos Santos, a Erbase, neste primeiro momento, o ajudou a ampliar o conhecimento sobre assuntos, como robótica e sistemas desenvolvidos para pessoas especiais. “Alguns programas eu nem imaginava que pudesse existir, o que despertou ainda mais o meu desejo de seguir a área de desenvolvimento de software", comentou o jovem.

“A importância do evento é muito grande, principalmente para alunos de graduação, que poderão ampliar a visão do mundo privado e das indústrias, além dialogar sobre a parte acadêmica, que não só interage, mas prepara a mão-de-obra para que a indústria funcione”, explica o representante da  Unipartners Participações, Likiso Hattori, que ministrou palestra sobre a história da evolução da computação, do ponto de vista industrial, na Região Nordeste.

A XV Erbase tem agendado em sua programação palestras, workshops, painéis, laboratórios e mini-cursos. Organizada pelos membros do Grupo de Pesquisa em Sistemas Distribuídos, Otimização, Redes e Tempo Real (GSORT) do IFBA, o evento traz como tema “Cidades inteligentes” e é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Divisão de Comunicação – câmpus Salvador

Leia mais: IFBA sediará a XV Erbase