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Seminário discute formação de professores de matemática

publicado: 04/11/2015 17h38 última modificação: 20/01/2016 18h53

Começa amanhã (5), no câmpus Barreiras, o IV Seminário da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). O evento que acontece até o dia 7 de novembro, abordará ensino, pesquisa e extensão, com foco no tema “Formação de professores de matemática: o que ainda falta?”.

O seminário, destinado a professores, estudantes e pesquisadores da área, é aberto à comunidade e objetiva discutir as relações entre teoria e prática na formação do professor de matemática e, a formação continuada do profissional, entre outros tópicos. Os interessados poderão se inscrever até o início do evento, por meio deste link. Os valores variam de R$20,00 para estudantes de graduação a R$40 para professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. 

Segundo o coordenador da iniciativa e professor do IFBA, Anderson Almeida, até o momento foram realizadas 250 inscrições. “Com a promoção deste evento estamos conseguindo dar visibilidade ao nosso curso tanto a nível institucional, com a participação dos campi Salvador, Valença e Eunápolis, que também oferecem licenciaturas em matemática; quanto a nível global, com a presença de outras instituições, como o Instituto Federal do Piauí (IFPI), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dessa forma, estamos confiantes de que alcançaremos todos os objetivos traçados”, afirmou. 

A  programação do evento englobará mesas de discussões e palestras sobre temáticas como “A influência das teorias matemáticas na prática do professor de matemática” e o “Projeto AMLC: Matemática, Música e Tecnologia”; além de diversos minicursos, entre eles, “Introdução ao geogebra 3D”, “Raciocínio combinatório nos anos iniciais do ensino fundamental” e “Histórias das matemáticas: uma proposta para despertar o gosto e a curiosidade pela matemática”, que estarão relacionados aos dez eixos que compõem o evento, assim como as comunicações científicas, mostra de pôsteres e os relatos de experiências. 

Os eixos serão: Tecnologias da informação no ensino da matemática; Resolução de problemas e investigação matemática; Modelagem em educação matemática; Educação matemática sob o enfoque histórico-cultural; A interface da matemática em outras ciências; Educação estatística; Educação financeira; Linguagem algébrica; Aspectos do ensino de geometria e; Matemática pura e aplicada.

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