Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Seabra sedia I Reunião do Comitê de Juventude da Chapada Diamantina

Seabra sedia I Reunião do Comitê de Juventude da Chapada Diamantina

publicado: 05/05/2016 11h18 última modificação: 06/05/2016 19h00

Nessa quarta-feira, 4 de maio, o campus Seabra sediou a I Reunião do Comitê de Juventude da Chapada Diamantina. O evento foi mais uma iniciativa do Projeto Chapadeiros, um dos núcleos de extensão em desenvolvimento territorial (Nedets), do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), voltado para a elaboração de políticas públicas, com foco na inclusão produtiva e gestão social.

Reunião da Juventude acontece no campus Seabra

Na ocasião, estiveram presentes jovens de variados segmentos: quilombolas, indígenas, agricultores familiares, integrantes de grupos culturais e urbanos. Também participou da reunião o assessor especial para a juventude da Secretaria de Direitos Humanos do Estado da Bahia, Fernando Souza.

A comunidade quilombola Vão das Palmeiras (Seabra) foi a responsável pelo lanche do evento, repleto de produtos regionais derivados da mandioca. “Hoje trouxemos bolos, cocada e avoador. Na minha comunidade, temos 11 casas de farinha, mas ainda não dispomos de uma cooperativa, então precisamos de atravessadores para escoar a produção. Estamos fazendo cursos de capacitação e inscrevendo projetos para garantir a nossa autonomia. O Chapadeiros, através do professor Henrique, tem contribuído bastante com essa discussão”, declarou João Batista, presidente da Associação do Vão das Palmeiras e secretário de jovens do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Seabra.

Para Delvan Quilombola, líder comunitário do Remanso (Lençóis), o momento foi oportuno para inspirar os jovens a participar dos espaços públicos e cobrar direitos essenciais. Ele conheceu o projeto através da visita técnica que os alunos do IFBA realizam todo ano no local e, desde então, tem participado de oficinas e seminários. “Na minha comunidade, sou como um prefeito, sendo procurado para resolver todos os problemas. Também faço parte do Grãos de Luz e Griô. Recentemente, conseguimos organizar um Fórum de Mobilização Social e começamos a formar um Conselho de Juventude, em Lençóis, a fim de participar das discussões regionais, nacionais e até internacionais. Precisamos nos articular. Devemos incentivar os jovens à ‘rebeldia orientada’, ou seja, ao ativismo social”, disse.

Coordenador do Chapadeiros, o professor de geografia do IFBA Henrique de Andrade reforçou a importância do encontro para a elaboração do plano de ação da juventude e a construção do Comitê com a representação juvenil do Território da Chapada Diamantina. “A partir de então, os jovens serão os protagonistas. Nesse contexto, nosso papel é continuar prestando apoio institucional, incluindo demandas por extensão e pesquisa”, explicou o docente.

Palestra sobre inspeção agropecuária acontece no campus Seabra
Projeto “Chapadeiros” reúne agricultores familiares e representantes municipais durante palestra no campus Seabra

Gerência de Comunicação – campus Seabra
Foto: Marivaldo Oliveira