Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Professor do IFBA ministrará palestra em conferência internacional sobre engenharia de energia

publicado: 13/05/2015 14h27 última modificação: 12/01/2016 14h28

O professor do curso de informática do câmpus Irecê, Cássio Lima, é um dos palestrantes convidados para a Primeira Conferência Internacional sobre Materiais Avançados de Engenharia de Energia (Icampe 2015) que acontecerá entre os dias 11 e 13 de dezembro, na Universidade Mahatma Gandhi, em Kottayam, no estado indiano de Kerala.

A conferência tem foco na área de engenharia de energia, que se caracteriza pelo planejamento, análise e desenvolvimento de sistemas de geração, transporte ou transmissão, distribuição e utilização de energia.

A palestra do professor será sobre modelagem computacional para transmissão, distribuição e utilização de energia solar. Na sua apresentação ele utilizará como exemplo um sistema vertical de secagem solar desenvolvido pelos professores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Jorge Henrique Sales, e do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Alfredo Takashi Suzuki, no qual colaborou com a parte computacional.

O professor se diz ansioso com a oportunidade de mostrar pela primeira vez um pouco do seu trabalho para a comunidade científica internacional. “Indubitavelmente a participação neste evento me proporcionará projeção internacional como pesquisador. Ao mesmo tempo, trará visibilidade ao IFBA, que tem como um dos seus pilares a pesquisa. Já somos referência em ensino e ações como essa fortalecem e motivam a pesquisa no Instituto”, enfatizou.