Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Professor do campus Salvador é convidado para lecionar no mestrado profissional em turismo da UnB

Professor do campus Salvador é convidado para lecionar no mestrado profissional em turismo da UnB

publicado: 07/09/2015 23h38 última modificação: 18/01/2016 18h23

O docente Biagio Avena, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do IFBA, campus Salvador, atual coordenador do Grupo de Pesquisa

Turismo, Viagens, Cultura e Lazer: canais de difusão do conhecimento, foi convidado pela Universidade de Brasília (UnB) para lecionar uma disciplina no mestrado profissional de turismo. 

“O acolhimento turístico e hoteleiro é ainda pouco estudado dentre as atividades econômicas do Brasil. Por esse motivo, faz-se necessário o desenvolvimento de um olhar mais criterioso e crítico para que o turista/viajante seja compreendido como um verdadeiro hóspede e para que a representação social de um ser hostil, presente na sociedade brasileira, mesmo que de forma sutil e velada,  seja identificada, compreendida e transformada, como proponho no livro ‘Turismo, Educação e Acolhimento: um novo olhar’. Nesse contexto, a disciplinaproporcionará aos pós-graduandos uma formação sistêmica que lhes permita pesquisar, refletir e agir sobre o conjunto de questões peculiares às relações complexas e interdisciplinares do turismo”, explica o docente.

Nas últimas três décadas, de 1986 a 1992, Biagio atuou como guia de turismo local (Rio de Janeiro) e internacional (França, Itália e Tunísia), acolhendo turistas estrangeiros de diversas nacionalidades. No desenvolvimento das suas atividades profissionais, observou a atuação dos colegas e de outros profissionais do segmento turístico. Assim, surgiu a reflexão sobre a forma como eram recepcionados os viajantes. Já no Extremo Sul da Bahia (Porto Seguro), essa observação se intensificou.  A partir de 1997, quando esteve no campus Eunápolis do antigo Centro Federal de Educação Tecnológia (Cefet-BA), foi docente da língua francesa, no curso técnico de turismo. Um ano depois, participou do curso de pós-graduação lato sensu em gestão hoteleira, o que conduziu a proposta de projeto de pesquisa sobre o tema no mestrado em educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ao qual se seguiu o doutorado e o pós-doutorado. Após essa longa trajetória, em 2014, o Centro de Excelência em Turismo da UnB fez o convite ao pesquisador para apresentar a proposta de uma disciplina com foco no mestrado profissional ofertado pela referida universidade nessa área, dando origem à matéria “Acolhimento Turístico e Hoteleiro: condicionantes e categorias”.

 

Divisão de Comunicação – campus Salvador

registrado em: , ,