Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Lançamento de livro marca participação do IFBA na 39ª Reditec

Lançamento de livro marca participação do IFBA na 39ª Reditec

publicado: 23/10/2015 17h21 última modificação: 20/01/2016 17h18

Foi encerrada na manhã de hoje (23) a programação da 39ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que contou com a presença de representantes de diversos Institutos, entre eles, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Neste último dia do evento, foram realizadas reuniões regionais sobre a extensão na Rede. 

A programação do evento foi dividida em quatro dias de atividades, norteadas pelo tema “A expansão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica alinhada ao Plano Nacional de Educação (PNE) – 2014/2024”. Englobaram a programação, apresentações de experiências exitosas dos dirigentes nas áreas de gestão, ensino, pesquisa e extensão; palestras; mesas redondas; apresentações culturais e; lançamentos de livros, sendo um deles o livro “Educação, Tecnologia e Inovação”, organizado pelos professores do IFBA, Cláudio Reynaldo de Souza e Renelson Ribeiro Sampaio. 

O livro que é resultado do estágio pós-doutoral de Cláudio, traz um apanhado de textos de professores e pesquisadores de diversas instituições e estados do país sobre o tema que dá nome à obra. O lançamento aconteceu na última quarta-feira (21), mas o stand permaneceu até ontem (22) no evento, por conta do grande número de pessoas interessadas. “Vivemos um momento em que os aspectos relacionados à tecnologia e à inovação ganham novos e decisivos contornos. Neste cenário, a educação, principalmente a desenvolvida pelos Institutos Federais, assume o papel preponderante de não só transmitir conhecimentos, mas de ser um agente efetivo de construção de novos conhecimentos e impulsionador da tecnologia e da inovação”, afirmou Claúdio. 

O professor ressaltou a satisfação de participar do evento, lançando o livro. “Este lançamento não é meu, é do Instituto Federal da Bahia, pois o livro foi publicado pela Editora do IFBA (EDIFBA), e por todo um coletivo de docentes, pesquisadores e especialistas de diversas áreas que compõem a obra. Representar estas pessoas e a instituição é motivo de orgulho e de responsabilidade”, finalizou. 

Os participantes do evento receberam um exemplar da versão digital do Dicionário Técnico Industrial, produzido pelo campus de Salvador, do qual Cláudio é autor. Também foram lançados o CD—Room "Equipamentos Industriais. Definições e Aplicações" e, o ultimo número da Revista ETC.