Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Labprosaud adere ao Sibratec

Labprosaud adere ao Sibratec

publicado: 19/05/2016 11h04 última modificação: 19/05/2016 11h09

Por Luize Meirelles

Ontem, 18 de maio, o Laboratório de Produtos para Saúde (Labprosaud) conquistou mais um credenciamento: aderiu à Rede de Serviços Tecnológicos para Produtos para a Saúde (Prodsaude), do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). A confirmação se deu através de mensagem oficial do coordenador da Rede, André Luiz de Oliveira.

De acordo com o vice-coordenador do Labprosaud, Handerson Leite, a adesão representa quatro conquistas. “Reconhecimento, porque passamos a ser aceitos na comunidade da área. Visibilidade, porque estaremos integrando uma rede nacional e oficial, sendo divulgados junto com ela. Oportunidade, porque nos permite concorrer a chamadas públicas específicas e nos dá um ‘selo de qualidade’ para participar de editais e chamadas públicas ou realizar serviços tecnológicos para empresas. E, por fim, conhecimento, pois nos coloca dentro das discussões entre as principais instituições da área”, explica.

O Labprosaud integra o Polo de Inovação Salvador (PIS), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), e é a única unidade de um Instituto Federal (IF) a participar na categoria “Instituições e Laboratórios”, com atuação em equipamentos eletromédicos.

Entre as competências do Laboratório, está a realização de serviços de calibração de todas as grandezas associadas ao radiodiagnóstico e de ensaios em dispositivos e equipamentos de uso em saúde.

Também é o único credenciado no Brasil, pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), para realizar ensaios em vestimentas de proteção contra Raios-X.

Prodsaude

A Prodsaude foi constituída pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para apoiar o desenvolvimento da oferta de serviços tecnológicos em metrologia, normalização e avaliação da conformidade, em temas do setor de saúde: implantes, próteses e instrumental cirúrgico, artigos odonto-médicos-hospitalares, produtos para diálise e equipamentos eletromédicos. Mais informações podem ser obtidas aqui.