Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Laboratório do IFBA é credenciado pelo MTE

Laboratório do IFBA é credenciado pelo MTE

publicado: 12/06/2015 16h46 última modificação: 12/08/2016 11h37

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) agora é, oficialmente, a única instituição do país a ter um laboratório em funcionamento na área de ensaios de vestimentas de proteção para raios-x. O Laboratório de Ensaio de Produtos para Saúde (Labprosaud) recebeu, no dia 18 de maio, o credenciamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

A habilitação é requisito básico para que o MTE possa conceder o Certificado de Aprovação de Equipamento de Proteção Individual (Caepi) aos fabricantes dos produtos avaliados no laboratório, para que eles sejam comercializados. 

Marcus laboratório aparelho

 Entre os equipamentos avaliados pelo Labprosaud, estão aventais utilizados para a realização de radiografias nos consultórios odontológicos. “Nossa escolha por essa área foi devido à importância das aplicações médicas das radiações ionizantes e a consequente necessidade de gerenciamento de riscos dessas tecnologias, para garantir procedimentos para a população com qualidade e segurança”, explicou o coordenador do laboratório e professor do curso de radiologia, Marcus Navarro. 

Segundo Marcus, antes do credenciamento, os ensaios feitos pela equipe só poderiam ser utilizados como referência. “Esse foi um grande passo para a consolidação do IFBA como uma importante instituição tecnológica, pois agora faz parte de um seleto grupo de Instituições que possuem laboratórios com expertise, credenciados pelo MTE, para realizar ensaios em Equipamentos de Proteção Individual”, afirmou. 

O Labprosaud, que iniciou suas atividades em 2013, no Tecnocentro, no Parque Tecnológico da Bahia, é formado por dois laboratórios: o Laboratório de Proteção Radiológica e o Laboratório de Equipamentos Médicos. Nesses espaços, além dos ensaios, são realizadas pesquisas, visitas técnicas e estágios. Ao todo, entre pesquisadores e estagiários, oito pessoas compõem a equipe, em atividades regulares. 

aparelho 4 aparelho 2 aparelho 3

A iniciativa surgiu do projeto Implantação de Laboratórios de Certificação de Produtos para Saúde, realizado de 2012 ao início de 2015, com o financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Cinco professores do Núcleo de Tecnologia em Saúde (NTS) participaram da elaboração da proposta do laboratório, que foi ampliada com o projeto Implantação de Laboratório de Calibração de Medidores para Radiodiagnóstico. 

Desde a sua implantação, o laboratório atua na área de equipamentos protetores da radiação ionizante, realizando pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de equipamentos médicos, especificamente em luminárias médicas, detectores de luz, medidores de radiação e protetores contra radiações ionizantes. “Identificamos a inexistência de laboratórios nessa área no Brasil, sinalizamos ao Ministério da Saúde tal demanda e o mesmo demandou da Finep o financiamento para implantação dos laboratórios no IFBA. Na nossa área de atuação só existem dois laboratórios credenciados no Brasil. Como o Laboratório da USP está fechado para reforma, somos o único em funcionamento”, esclareceu. 

A próxima meta do Labprosaud, de acordo com Marcos, é a certificação em outras áreas. “Agora iremos buscar as certificações nas áreas de luminárias médicas, medidores de luz e medidores de radiações ionizantes. Elas serão feitas pelo Inmetro. Nós já fizemos a solicitação e agora estamos aguardando a visita técnica para avaliação”, finalizou Marcus.  

Comunicação - Reitoria