Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Jacobina já abrigou vulcões, informa trabalho apresentado no último dia de evento do IFBA

publicado: 27/10/2015 12h09 última modificação: 20/01/2016 17h54

A região de Jacobina, no norte da Chapada Diamantina, já abrigou vulcões em seu território. A informação foi dada pela professora Joseane Araújo, durante a apresentação do trabalho “Estrutura primária Ígnea”, que aconteceu na IV Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, no campus Jacobina.

A docente citou vários estudos científicos que evidenciam a existência dos vulcões no Brasil e na região há milhões de anos. Joseane explicou que apesar dos transtornos para quem mora em regiões vulcânicas, as erupções são fenômenos naturais. “O solo é muito beneficiado com as substâncias que são expelidas, melhorando a agricultura no local”, frisou.  Para quem visitou o evento, os cinco estudantes do IFBA responsáveis pela pesquisa apresentaram uma maquete e simularam uma erupção vulcânica a partir de uma mistura de substâncias caseiras.

Além do funcionamento dos vulcões, o trabalho “Casa Inteligente”, orientado pelo professor William Gutierres, também chamou a atenção de quem compareceu ao campus. A maquete idealizada pelos alunos simulou uma casa com a presença de sistemas de segurança e reaproveitamento de água.

O projeto, que ainda está em fase de desenvolvimento, vai contar com comando de voz para ligar e desligar a luz residencial. “O objetivo desse trabalho é estimular nossos alunos a buscar soluções para problemas presentes na vida moderna, criando novas tecnologias como respostas”, explica William, informando que prevê que o trabalho seja concluído em janeiro de 2016.

Ciência mais próxima

Pela primeira vez aberta ao público externo, a Semana de Ciência e Tecnologia atraiu um grande número de pessoas. Somente no planetário, os organizadores contabilizaram cerca de 300 participantes em apenas um dia de funcionamento.

De acordo com o presidente da comissão organizadora, Beliato Campos, as experiências práticas chamaram a atenção para a ciência. “Elas ajudam a mostrar que a ciência é próxima e possível de ser praticada por todos, não é inacessível como muitos acreditam”, pontuou.

A diretora de ensino do campus, Lucília Santa Rosa, que representou a direção geral, comentou que o evento “tem a cara da proposta do IFBA, que é trabalhar a profissionalização. Vimos nesses três dias muita produção científica e tecnológica saindo da sala de aula para mostrar à sociedade o propósito de ser um aluno do Instituto Federal”, afirmou.

A programação contou também com as mesas-redondas “O que é ciência, afinal?”, que teve a participação dos professores do IFBA Marcos Reis e Marcus Vinícius Santos e “Onde irei trabalhar”, que contou com a presença do geólogo Alexsandro Garcês, do técnico-administrativo Ivo Chaves e do professor Gilvan Maia.

Mais informações em www.jacobina.ifba.edu.br

Leia mais : Telescópios e planetário são destaques no 1º dia da Semana de Ciência e Tecnologia em Jacobina

Coordenação de Comunicação – Campus Jacobina