Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Jacobina exibe filmes nacionais gratuitamente a partir deste mês

Jacobina exibe filmes nacionais gratuitamente a partir deste mês

publicado: 04/05/2015 08h34 última modificação: 12/01/2016 13h45

Muitas pessoas gostam de acompanhar filmes nacionais, mas nem sempre têm oportunidade de assistir às produções, principalmente quando residem em cidades que não contam com salas de cinema.

Pensando em facilitar esse acesso, o câmpus Jacobina vai iniciar o projeto de extensão Cine Diálogo a partir do dia 7 de maio, às 14h, na instituição.

A atividade, gratuita e aberta ao público externo, acontecerá uma vez por mês. Não é necessário realizar inscrições prévias. A ideia é exibir um filme nacional e depois promover um debate sobre a obra cinematográfica com a presença de servidores e especialistas convidados.

De acordo com o técnico-administrativo do IFBA Fernando Santana, que idealizou o projeto, a proposta inicial era somente atender a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que exige a exibição de duas horas mensais de filmes nacionais para estudantes nas escolas de educação básica.

Ele explica que a atividade foi proposta como um projeto de extensão para abrir o acesso à comunidade de Jacobina e região. “Além de ajudar a valorizar o cinema nacional na região, nosso objetivo é estimular o debate e a reflexão a partir do que cada produção aborda, pois um filme não é somente entretenimento, mas uma importante fonte para a construção do conhecimento”, explica Fernando.

A primeira produção que vai iniciar a série será “Batismo de Sangue”, dirigido pelo cineasta Helvécio Ratton. Lançado em 2007, o filme é baseado no livro “Batismo de Sangue”, escrito por Frei Betto e vencedor do prêmio Jabuti.

Até o mês de dezembro, serão exibidos mais sete filmes, como Ônibus 174, Abril Despedaçado e Capitães da Areia. Quem participar de 70% das exibições receberá certificado com a carga horária de 32h.


Coordenação de Comunicação – câmpus Jacobina

registrado em: