Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Irecê promove eventos sobre ciência, tecnologia e inovação

Irecê promove eventos sobre ciência, tecnologia e inovação

publicado: 21/10/2015 17h03 última modificação: 20/01/2016 16h25

O campus Irecê do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promoveu, nas últimas segunda (19) e terça-feira (20), dois eventos abertos à comunidade, com enfoque na temática ciência, tecnologia e inovação: o II Simpósio de Inovações Tecnológicas e a IV Semana de Ciência e Tecnologia.

Os participantes dos dois eventos puderam assistir a diversas palestras sobre temas, como Inovações Tecnológicas no IFBA, Tecnologias Socioambientais, Tratamentos de doenças com o uso da luz, Tecnologias Sociais Aplicadas no Semiárido, entre outros. Tiveram acesso também a projetos inovadores de professores e estudantes do Instituto, como o da bengala automatizada para deficientes audiovisuais, apresentado pelo professor do campus Salvador, Justino Medeiros, que foi aprovado pelo estudante do curso superior em análise e desenvolvimento de sistemas, do campus Irecê, William Borges, que é deficiente visual. “Acredito que em pouco tempo teremos bengalas como essa, disponíveis no mercado”, acrescentou William.

Outras inovações, como o sistema hidráulico Vazza, projeto do estudante do campus Vitória da Conquista, Igo Romero, obtiveram destaque. O sistema chamou atenção por ser capaz de identificar vazamentos nas malhas hídricas, possibilitando o melhor gerenciamento dos recursos hídricos disponíveis. O kit eletrônico de baixo custo contra queimaduras domésticas em crianças, do estudante do campus Santo Amaro, Fernando Moreira, também foi apresentado como uma das recentes e diversas inovações do Instituto.

A programação dos dois eventos também contou com oficinas, minicursos, apresentações de trabalhos científicos em formato de banners e de seminários de iniciação científica. O diretor geral do campus, Robério Rocha, acredita que o evento aconteceu como uma forma de “garantir mais solidez da pesquisa e da extensão no campus Irecê”. Já para o coordenador de pesquisa, Silvando Santos, “o evento foi importante, principalmente, para mostrar aos alunos e à comunidade externa o potencial que eles têm pra desenvolver pesquisa científica e inovações tecnológicas”.