Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > Integrantes da licenciatura de geografia do câmpus Salvador participam de simpósio no Piauí

Integrantes da licenciatura de geografia do câmpus Salvador participam de simpósio no Piauí

publicado: 29/06/2015 14h14 última modificação: 13/01/2016 14h07

Desde ontem, 28, até este sábado, 4 de julho, acontece, na cidade de Teresina/PI, o  XVI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (SBGFA), que, neste ano, traz como tema “Territórios brasileiros: dinâmicas, potencialidades e vulnerabilidades". Professores e estudantes da licenciatura de geografia do câmpus Salvador do IFBA, integrantes do grupo de pesquisa "Geopraxis: A Prática do Ensino e da Pesquisa em Geografia", participam do evento, com quatro trabalhos aprovados.

No eixo “Dinâmica da paisagem, recursos naturais e planejamento ambiental em áreas rurais e urbanas”, a professora Anízia Oliveira, em coautoria com a docente Rosemeri Melo e Silva (Geoplan/UFS), apresentará o estudo intitulado “Unidades de paisagem e análise estrutural da planície costeira de Estância-Sergipe”. Em parceria com o estudante do curso e bolsista de iniciação científica Silas de Santana, Anízia também irá compartilhar a "Análise da paisagem costeira do município de Conde-BA”.

No eixo “Biogeografia: propostas teóricas, metodológicas e técnicas para fins de conservação ambiental”, o professor Ivan Matos discorrerá sobre “A noção de fitocídio na análise biogeográfica em espaços urbanos”; já no eixo “Geografia física: ensino, pesquisa e extensão”, Ivan e a docente Rosiléia de Almeida (UFBA) apresentarão “O ensino da geografia física: uma reflexão a partir do pluralismo epistemológico”.

O Simpósio

O SBGFA tem se destacado como um dos principais eventos da comunidade geográfica, congregando pesquisadores nacionais e estrangeiros do ramo da geografia e áreas afins. Durante o simpósio, além da socialização de estudos científicos, haverá conferências, mesas-redondas, atividades culturais, lançamento de livros e excursões.


Divisão de Comunicação – câmpus Salvador

registrado em: , ,