Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > IFBA participa de criação de consórcio entre as instituições de ensino superior da Bahia

Geral

IFBA participa de criação de consórcio entre as instituições de ensino superior da Bahia

publicado: 17/04/2015 11h52 última modificação: 11/12/2015 16h58

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Renato da Anunciação, participou ontem, dia 16 de abril, da reunião para aprovação da criação de um consórcio permanente de instituições públicas de ensino superior com o Governo da Bahia.

Além de Renato, estiveram presentes reitores e representantes de 10 universidades, estaduais e federais, além dos secretários estaduais da Educação, Osvaldo Barreto, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça. 

reitores

 Foto: Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Os representantes puderam dialogar sobre a necessidade de criação do consórcio e tratar das possibilidades de atuação, como ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, gestão e criação de cursos, visando ao fortalecimento da educação no Estado.

Além disso, a reunião também apontou a necessidade de criação de um site do consórcio, que mantenha informações sobre os cursos superiores das instituições integrantes, contendo o perfil do curso, número de vagas, quantidade de alunos etc.

Para Renato, essa reunião foi um passo muito importante para a educação superior pública no Estado da Bahia, pois vai fortalecê-la dentro do Estado. “Esse consórcio vai ampliar a educação para regiões onde essas instituições não têm câmpus, pois poderemos ofertar cursos sem precisar criar instalações. Poderemos ainda utilizar a estrutura das escolas estaduais e oferecer cursos conjuntos. Além disso, há a possibilidade de uso de instalações em conjunto, inclusive laboratórios de pesquisas”, afirmou.

A intenção de todos os presentes é conseguir operacionalizar o consórcio ainda em 2015. O próximo passo para a formalização é uma reunião com o governador Rui Costa.