Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > IFBA lidera pontuação no desafio da sustentabilidade

IFBA lidera pontuação no desafio da sustentabilidade

publicado: 05/01/2015 12h58 última modificação: 27/01/2016 13h35

Até a publicação desta matéria, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), encontra-se em primeiro lugar no Desafio da Sustentabilidade, com 770.384 pontos, seguido pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), com 580.649 pontos. As comunidades interna e externa podem ajudar a manter esta posição escolhendo o IFBA como Instituição, no ato do cadastro, e votando  nas ideias dos participantes. O desafio é uma consulta pública na qual os participantes podem propor e avaliar soluções ecológicas e inovadoras em duas categorias: "Como reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino?" e "Como reduzir os gastos com o consumo de água nas instituições federais de ensino?".

Para participar, é necessário realizar cadastro no site, escolher uma intuição federal de ensino e validar a conta inserindo o código SMS enviado para o celular. Para pontuar, os concorrentes deverão apresentar suas ideias e também avaliar as propostas de outros candidatos, através de “curtidas” e comentários sobre as propostas apresentadas, conforme edital. Os quatro primeiros colocados de cada categoria serão premiados em dinheiro (R$ 5 mil, R$ 2,5 mil, R$ 1,5 mil e R$ 1 mil).

Os pontos acumulados por cada participante serão automaticamente atribuídos à instituição escolhida no momento do cadastro e as mais pontuadas em cada categoria concorrem a recursos financeiros para a execução de projetos de sustentabilidade (R$ 3 milhões e R$ 1 milhão para o primeiro e segundo lugar, respectivamente).

As ideias podem ser apresentadas até às 18h do dia 3 de fevereiro, para a da temática sobre consumo de água, e às 18h do dia 5 de fevereiro, para o tema sobre consumo energético. A divulgação da classificação provisória ocorrerá até o dia 12 de fevereiro e o resultado final até o dia 3 de março.

O projeto Desafio da Sustentabilidade faz parte do PrêmioIdeia e foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), através da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO), Secretaria de Educação Superior (Sesu) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com os objetivos de  identificar, avaliar e selecionar propostas inovadoras através da participação social.

Plataforma PrêmioIdeia

O PrêmioIdeia é uma ferramenta de software para consulta pública que estimula a participação popular através do envio de ideias e de possíveis soluções para problemas de interesse de empresas privadas, instituições públicas e de governos.

registrado em: ,