Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > IFBA está entre os parceiros do Festival CineFuturo

IFBA está entre os parceiros do Festival CineFuturo

publicado: 22/05/2015 16h12 última modificação: 12/01/2016 15h02

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é uma das instituições parceiras do Festival CineFuturo - IX Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual que acontecerá entre os dias 26 e 31 deste mês, na sala Walter Lima, do Teatro Castro Alves (TCA).

A participação do IFBA na realização do evento acontece principalmente através do gerenciamento dos recursos repassados pelo Ministério da Cultura (MinC) para o CineFuturo. Além disso, o Instituto contribui com a iniciativa em aspectos como infraestrutura e logística, cedendo uma sala para a equipe organizadora.

Para o pró-reitor de extensão, José Roberto de Oliveira, esta parceria com o CineFuturo é uma oportunidade do IFBA se posicionar nas várias manifestações artístico-culturais da Bahia. “Queremos nos aproximar dos setores culturais que se encontram envolvidos com a produção e a difusão da arte porque achamos que a arte é um dos principais instrumentos de transformação do ser humano e da sociedade”, afirmou.

Segundo José, esta parceria ainda possibilitará a execução de um dos objetivos do Plano de Cultura do Instituto que está em fase de finalização. “Esta ação também potencializará a integração dos  alunos, docentes e técnicos administrativos educacionais com as políticas de inovação em atividades culturais locais”, concluiu.

A nona edição do Festival CineFuturo homenageará o cineasta Frederico Fellini com uma retrospectiva de seus filmes. O italiano também será tema de uma mesa de discussão, intitulada “Delírio Fellini”, que contará com as presenças do diretor polonês Lech Majewski, da professora Mariarosaria Fabris (USP) e do especialista italiano Giacomo Manzoli.

Temas como a relação do cinema com a pintura; a abrangência do cinema como ferramenta de ativismo político; o cinema em William Shakespeare e o cinema argentino contemporâneo também serão abordados no evento. Ainda fazem parte da programação: performances de poetas, competições de curtas selecionados pelo crítico Daniel Queiroz e a Mostra de Curtas Premiados EFA (European Film Awards).

Os interessados em participar do festival devem se inscrever através do site www.cinefuturo.com.br. Confira abaixo a programação do evento.

Programação_ CineFuturo