Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > IFBA está entre instituições que promoverão seminário sobre o uso de tecnologias para a saúde

IFBA está entre instituições que promoverão seminário sobre o uso de tecnologias para a saúde

publicado: 22/09/2015 17h28 última modificação: 19/01/2016 15h59

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promoverá no dia 2 de outubro, o Seminário Tecnologias de Computação e Eletrônica Aplicadas à Saúde, uma iniciativa em parceria com o grupo de pesquisa Tecnologia, Informação e Comunicação Aplicadas à Educação e Saúde (Ticase), da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e o Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Industrial (PPGGETEC), da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec. 

O evento, que acontecerá na sede do Senai Cimatec, em Salvador, é destinado a estudantes, professores e pesquisadores da área, dos estados de Alagoas, Pernambuco e Bahia e, tem o objetivo de discutir os desafios do uso da tecnologia na área da saúde. Integram a programação, palestras, mesas redondas e sessões técnicas. 

O IFBA será representado pelos professores do campus Salvador, Jocelma Rios e Justino Medeiros. A professora participará da mesa redonda “Modelagem computacional e possibilidades para aplicação em estudos da saúde” e; o professor apresentará o projeto “Bengala automática para deficientes visuais”, em uma sessão técnica. 

Segundo Jocelma, que também é coordenadora da iniciativa no IFBA, a participação do Instituto no evento é de suma importância, uma vez que o seminário se caracteriza como uma atividade de extensão, que é um dos pilares de sustentação das instituições de ensino. “O evento também se revela como excelente oportunidade para divulgação do nome da instituição no meio científico e das atividades de pesquisa desenvolvidas por seus colaboradores. Isso se torna ainda mais salutar pelo fato de termos no IFBA cursos nas áreas de saúde, eletrônica e computação, oportunizando a participação de professores e estudantes”, ressaltou. 

A professora ainda destacou que a área de saúde atualmente carece de estudos sobre o uso da tecnologia como solução para problemas de saúde, e que este evento permitirá maior discussão sobre a temática. “Quando temos soluções, elas são muito caras, o que dificulta o acesso das pessoas com menos recursos financeiros. Por tais razões, vários pesquisadores brasileiros estão se voltando a estudos nessa área. E esse evento busca exatamente apresentar um pouco dessas possibilidades de estudo em que se tem a tecnologia como oportunidade de contribuir ao desenvolvimento da saúde”, finalizou. 

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas através do e-mail seminarioticasessa2015@uncisal.edu.br 
ou do site do evento.

registrado em: