Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > IFBA é uma das escolas premiadas na cerimônia da OBMEP 2014

IFBA é uma das escolas premiadas na cerimônia da OBMEP 2014

publicado: 15/12/2015 17h40 última modificação: 22/01/2016 15h56

Estudantes e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), o diretor geral do campus Paulo Afonso, Arleno de Jesus e o reitor, Renato da Anunciação, participaram na tarde de ontem (14), da cerimônia de Premiação dos Medalhistas da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), referente ao ano 2014, que aconteceu na Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e reuniu representantes do ensino e da pesquisa no Estado. 

Participaram da mesa de abertura, o reitor do IFBA, Renato da Anunciação, o reitor da UFBA, João Carlos da Silva, o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Saulo Carneiro Silva, o diretor do Instituto de Matemática da UFBA, Evandro dos Santos, o representante da Secretaria de Educação do Estado, José Carlos Lima, o coordenador da OBMEP na BA 07, Adelmo Ribeiro de Jesus e a representante do Programa de Iniciação Científica e Mestrado na Bahia (PICME), Ana Cláudia Anton. 

Em sua fala inicial, Renato, enfatizou que a participação do IFBA no evento, assim como de todas as escolas públicas, é muito importante porque a iniciativa estimula os estudantes, sobretudo, a buscar a superação dos seus desafios. “A matemática requer uma dedicação constante. E, sem dúvidas, é desafiador disputar esta competição com 18 milhões de estudantes”, afirmou. 

No decorrer da solenidade, os campi Camaçari, Eunápolis, Jequié, Paulo Afonso, Salvador, Santo Amaro e Simões Filho somaram mais de 20 premiações, entre medalhas de ouro, prata e bronze, entregues aos estudantes, e certificados entregues aos professores de matemática do Instituto, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. 

O professor do campus Salvador, Acélio Rodrigues Souza, que foi um dos premiados no evento, exaltou o esforço e o compromisso dos estudantes com a olimpíada e, destacou o trabalho desenvolvido pelo grupo de estudo formado para a OBMEP, no campus Salvador. “Esse reconhecimento é uma grande alegria para nós porque estes meninos trazem o dom da matemática para a escola. Nosso trabalho enquanto professores é o de apenas desenvolver as atividades no grupo de estudo, ofertando assuntos de matemática em nível de mestrado, dando orientações de como estudar e encontrar o material adequado, otimizando desta forma, todo este conhecimento”, disse. 

A estudante do campus Salvador, Jade Caldas Sibalge, participou de algumas das aulas do grupo e disse que elas foram cruciais para que obtivesse a medalha de bronze na premiação. “O trabalho que os professores realizaram no campus foi muito importante porque nos motivou a nos engajarmos ainda mais na olimpíada”, enfatizou. Jade também obteve destaque na olimpíada de 2012, ano em que entrou para o Instituto e ganhou uma medalha de prata na competição. Além disso, também participou da edição 2015 do evento, que terá sua cerimônia de premiação em 2016.

registrado em: