Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > IFBA é selecionado como polo Embrapii

Geral

IFBA é selecionado como polo Embrapii

publicado: 24/03/2015 12h50 última modificação: 12/08/2016 10h45

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foi aprovado na chamada pública nº 02/2014, que o habilitou como um dos cinco polos de inovação em institutos federais de educação, para credenciamento no sistema da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O IFBA foi cadastrado como polo Embrapii na área do Complexo Econômico e Industrial da Saúde, no subsistema equipamentos e materiais para uso em saúde, dentro da modalidade estruturação, que busca consolidar capacitações voltadas para a tríade Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), em parceria com empresas industriais.

A proposta elaborada pelo Núcleo de Tecnologia em Saúde (NTS) do IFBA, câmpus Salvador, contou com cartas de declaração de apoio de 12 empresas de diferentes regiões do Brasil, que corroboraram com a importância da implantação do polo no IFBA e se colocaram como potenciais parceiros para o desenvolvimento de inovações.

Durante um período de três anos, o IFBA deve desenvolver capacitações e competências, bem como a gestão de projetos de PD&I, em associação com empresas privadas, no valor total de até 3 milhões  de reais. À medida que as parcerias forem aprovadas pela Embrapii e firmadas entre as partes, os recursos serão liberados.

Com a chamada pública, o Embrapii passar a ter 18 unidades conveniadas. O IFBA torna-se o segundo polo na Bahia.

O edital foi desenvolvido através de uma parceria da Embrapii com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC).

 

Leia mais: Divulgado resultado preliminar para criação de polos de inovação