Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias - 2015 > IFBA é primeiro colocado no desafio da sustentabilidade

Geral

IFBA é primeiro colocado no desafio da sustentabilidade

publicado: 26/02/2015 11h40 última modificação: 07/12/2015 17h37

Foi divulgado ontem, dia 25 de fevereiro, o resultado final do Desafio da Sustentabilidade, que confirmou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) como primeiro lugar, com 1.155,635 pontos.

Com a classificação, o IFBA deve submeter à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), uma proposta de projeto cujo escopo seja o desenvolvimento de ações que contribuam para a redução de gastos e promovam a sustentabilidade dentro do Instituto, no valor de até R$ 3 milhões, até o dia 6 de abril.

Segundo o reitor, Renato Anunciação, o Instituto já tem algumas propostas para uso do recurso, mas a definição dos gastos somente será feita após reunião com os dirigentes do IFBA e uma análise da viabilidade técnica pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (Prodin). A previsão é de que essas definições ocorram no início de março. 

Desafio da Sustentabilidade

O projeto Desafio da Sustentabilidade foi desenvolvido através de uma parceria entre o MEC e o PrêmioIdeia, e permitiu que os participantes pudessem propor e avaliar soluções ecológicas e inovadoras em duas categorias: "Como reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino?" e "Como reduzir os gastos com o consumo de água nas instituições federais de ensino?". As pontuações individuais foram repassadas à instituição federal escolhida por cada participante. O IFBA recebeu pontuação de mais de 5 mil participantes. 

Leia mais: IFBA lidera pontuação no desafio da sustentabilidade